O prefeito Nelson Bugalho recebeu no gabinete do Paço Municipal Florivaldo Leal, na terça-feira (25) os representantes dos municípios da região, para discutir a viabilidade de um ‘Consórcio Intermunicipal’, para implantação de um aterro sanitário, que contemple os municípios de acordo com as exigências da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Na reunião, os representantes discutiram como funcionaria um consórcio intermunicipal, que receberia os resíduos dos municípios envolvidos, visando solucionar a questão ambiental, que é um problema regionalizado e que afeta todos os municípios da região.

Com o processo de encerramento do lixão, Prudente precisará definir um novo local, dentro de aproximadamente um ano, para determinar onde serão depositados os seus resíduos- em torno de 220 toneladas/dia.

Na reunião sobre o aterro, ficou definido que cada prefeitura designará um interlocutor para dar continuidade aos estudos e decisões – considerando o consórcio em processo de licenciamento.

Será analisada a possibilidade de outras cidades entrarem, no consórcio citado. O mesmo está em processo em licenciamento e inclui os municípios: Álvares Machado, Pirapozinho e Narandiba.

Participaram da reunião prefeitos e representantes dos seguintes municípios: Álvares Machado, Santo Expedito, Caiabú, Regente Feijó, Santo Anastácio, Rancharia, Anhumas, Presidente Bernardes, Martinópolis, entre outros.

A reunião contou com o envolvimento do secretário do Meio Ambiente, Wilson Portella Rodrigues, do presidente da Prudenco (Companhia Prudentina de Desenvolvimento) Matheus Martins Godoi e do secretário de Planejamento, José Nivaldo Luchetti.