A Vigilância Epidemiologica Municipal (VEM) realizará no período de 24 a 28 de julho, uma intensificação das vacinas, HPV, Meningite C e Hepatite B (adulto). As duas primeiras para adolescentes ( meninos e meninas). Já a última será intensificada para todas as faixas etárias, sendo que antes, a dose era apenas para pessoas, com até 49 anos de idade.

A intensificação ocorre por determinação da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. O população-alvo abrange adolescentes, a partir de 9 anos de idade, até 14 anos de idade, e adultos em geral. A intenção é intensificar especialmente em pessoas com 60 anos ou mais, que não estavam inclusos na cobertura vacinal da Hepatite B.

A vacinação será oferecida em todas 26 salas de vacinação do município, que funcionam em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégias de Saúde da Família (ESF). O atendimento é feito das 7h30 às 16h30, basta comparecer com a caderneta de vacinação e o documento pessoal.

De acordo com a diretora da VEM, Elaine Bertacco, o objetivo da campanha é de atualizar a caderneta de vacinação, como a Menigite C, que antes era oferecida apenas pela rede particular.

Para receber a vacina HPV, o público-alvo é formado por meninas entre 9 e 14 anos de idade; e meninos com indade entre 11 e 14 anos. A imunização para Meningite, a vacina meningocócica, abrange meninos e meninas faixa etária, entre 12 e 13 anos de idade.

A VEM explica que a vacina para Meningite C, para aqueles adolescentes, que ainda não foram imunizados receberão a dose única. Já aqueles que receberam a vacina até um ano de idade, terão direito a dose reforço.

Já em relação a vacinação de Hepatite B, a dose será oferecida para todas as faixas etárias. Sendo que antes da intensificação, a vacina de Hepatite B, era oferecida apenas para pessoas de até 49 anos de idade. A partir da campanha de intensificação, abrangerá todas as faixa etárias.

É importante lembrar em relação a vacina Hepatite B, o esquema completo consiste de três doses (esquema de 3 doses - 0,1 e 6 meses). As pessoas estarão protegidas apenas se estiverem com o esquema completo.