A Unidade Básica de Saúde (UBS) da Cohab tem recebido melhorias estruturais para acolher com mais conforto e segurança os pacientes e colaboradores. Conhecida popularmente como Cohabão, a UBS é uma das mais movimentadas de Presidente Prudente e também funciona como Pronto-Atendimento no período noturno e aos fins de semana.

A obra teve início há pouco mais de um mês e deve ser concluída no fim de julho. De acordo com a gerente da unidade, Meire Tolosa, toda a fachada externa, a recepção e os consultórios receberam nova pintura, conferindo um aspecto mais agradável ao ambiente. O estacionamento para pacientes foi ampliado e o corredor de veículos de resgate foi sinalizado, para garantir livre acesso a ambulâncias e atendimentos de emergência.

Internamente, o balcão de recepção foi substituído por uma estrutura de alvenaria, mais adequada ergonomicamente para os funcionários. “Este balcão também traz mais segurança aos próprios pacientes, já que pode ser higienizado mais facilmente que o de madeira, evitando a transmissão de bactérias”, relata Tolosa.

Outra benfeitoria citada pela gerente é a instalação de bancos no hall de entrada do Cohabão, para acomodar os pacientes que aguardam a abertura do Pronto-Atendimento. “O expediente da UBS se encerra às 17h e o Pronto Atendimento se inicia às 19h. Nessas duas horas em que a unidade permanece fechada, deixaremos o portão aberto e os pacientes poderão se acomodar nesses bancos, protegidos de sol e chuva”, explica Tolosa.