Durante o ato, Executivo nomeou membros do Conselho Curador e entregou a sala da PoloIn

Está sancionada a Lei 9.370/2017, que dispõe sobre a alteração da estrutura da Fundação Educacional ‘Vicente Furlanetto’ e institui a Fundação de Educação, Pesquisa e Inovação (Fundepi) de Presidente Prudente ‘Vicente Furlanetto’, que será conhecida como Centro de Inovação Tecnológica.

A sanção da lei foi realizada na noite dessa segunda-feira (27/06), pelo prefeito Nelson Bugalho, em ato solene cuja mesa foi composta pelo subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Strama, vice-prefeito Douglas Kato, deputado estadual Ed Thomas, vereador Ivan Júnior, representando os demais presentes, secretário de Tecnologia da Informação (Setec), Rogério Alessi, diretor-presidente do Centro de Inovação, José WIlmar Ferreira Lima, e pelo presidente da PoloIn – Associação da Empresas de Software do Oeste Paulista, Paulo Diniz.

Para o vereador Ivan Junior, Prudente deu mais um grande passo em direção ao futuro promissor da área de ciência, tecnologia e educação. “Esse modelo é o único no Brasil feito com recursos públicos. Que sirva de exemplo para todo país e que as cidades possam segui-lo”, pontuou.

Ao fazer uso da palavra, Alessi destacou que a sanção da lei é mais um capítulo da história que começou há alguns anos. Disse ainda que o complexo vem para melhorar a situação para que as pessoas possam desenvolver projetos, carreira e negócios em Prudente. “Quero parabenizar a visão futurista do prefeito que conseguiu enxergar nesse espaço a possibilidade de atender essa necessidade e permitir que possamos implantar o Centro de Inovação. O espaço será muito bem cuidado e administrado através dessa parceria com o Wilmar”.

O secretário adiantou ainda que a Beblue deve ser uma das empresas a se instalar no Centro de Inovação, além da APL de Software, cuja sala foi entregue pelo prefeito durante o ato solene.

Em uma breve introdução a sua fala, o subsecretário disse que estamos vivendo a quarta revolução industrial, que é a IoT, Internet das Coisas, onde as máquinas se comunicam com máquinas, e que segundo estudo de Harvard, em até 30 anos, 30 profissões de nível superior deixarão de existir.

“O que podemos extrair disso é que aqueles que preparem outras formas de renda e emprego irão se fortalecer. Vejo Prudente se preparando para o futuro que já estamos vivenciando. Vejo a coragem e a ousadia do prefeito e o parabenizo-o por estar preparando a cidade para este momento”, enalteceu Strama, destacando ainda a implantação do Centro de Inovação de Prudente que é utilizada como exemplo para outras cidades.

O prefeito aproveitou a oportunidade para agradecer ao vice-prefeito pelo empenho na luta para aprovação do projeto do Centro Inovação. Agradeceu ainda ao apoio do Governo do Estado, “que tem feito muito por Prudente nesta nova empreitada”.

Durante sua fala, o chefe do Executivo afirmou que a Fundação já não tinha mais razão de ser da forma que foi concebida há anos, que foi quando surgiu a ideia de reinventá-la. “Temos que respeitar o passado, mas temos que viver o presente e projetar o futuro. Por isso, a fundação renasce com outros objetivos e missão. Renasce e acolhe o Centro de Inovação Tecnológica de Prudente. Agora cabe a todos os envolvidos concretizarem nossos sonhos”, concluiu.

Conselho Curador – Durante o ato solene, o prefeito nomeou os membros. São eles: Rogério Marcus Alessi, secretário de Tecnologia da Informação, que o presidirá; Cadmo Lupércio Garcia e Carlos Matsumoto, sendo o titular e suplente, respectivamente, pela Sefin (Secretaria Municipal de Finanças); e Francelino de Souza Magalhães e Carlos Alberto da Silva Corrêa, pela Sedepp (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico).

Foram nomeados ainda como membros Antônio Luiz Mello e Mário Emílio Pinheiro da Costa, pela ordem, o titular e o suplente pela Seduc (Secretaria Municipal de Educação); Pedro Anderson da Silva e Cássia Cristina de Paula Bragato, pela Seajur (Secretaria Municipal de Assuntos Jurídicos e Legislativos); Keli Aparecida dos Santos e Antônio Luiz Nogueira de Almeida, representando o quadro de funcionários dos efetivos da Fundepi; Zely Fernanda de Toledo Penacchi Machado e Tiago Grajanin de Souza, pela sociedade civil.

Após a realização da cerimônia, o subsecretário palestrou sobre ‘Políticas Públicas para a promoção da Ciência, Tecnologia e Inovação para o Estado de São Paulo’.

Além dos já citados, o ato solene contou com a presença de representantes das universidades de Prudente, empresários, autoridades municipais, estudantes da área e demais populares.