Em alusão ao ‘Junho Vermelho’, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Cohabão realizou nesta terça-feira (27), uma ação de conscientização para incentivar a doação de sangue. A unidade recebeu decoração com bexigas em tons vermelhos, palestras, panfletagem e apresentação de violão. As atividades envolveram a equipe de enfermagem, acadêmicos e os pacientes da unidade.

A atividade organizada gerente da Unidade, Meire Tolosa em conjunto com a equipe recebeu 252 pacientes no período da manhã. O trabalho seguirá com palestras às 11h e às 13h. A ação contou com a entrega de panfletos cedidos pelo Hemocentro da Santa Casa de Presidente Prudente. A distribuição dos materiais ocorrerá durante o mês de junho nos grupos de saúde da unidade de saúde.

De acordo com a gerente, a ação teve como objetivo incentivar a doação de sangue e esclarecer sobre os pré-requisitos necessários para ser doador de sangue. Segundo ela, a intenção é realizar parcerias futuras como o Hemocentro da Santa Casa, para novas mobilizações, como a doação de medula óssea.

As palestras contaram com apoio da assistente social, Jacqueline Bento, e a apresentação de violão foi realizada pelo acadêmico da Uniesp, Thiago de Oliveira.

O prefeito Nelson Bugalho instituiu o “Junho Vermelho”, através da Lei Nº 9.350/2017, que dedica atenção especial ao incentivo à doação de sangue.