O prefeito Nelson Bugalho instituiu o “Junho Vermelho”, através da Lei Nº 9.350/2017, que dedica atenção especial ao incentivo à doação de sangue. Para conscientizar sobre a importância do tema, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Cohabão realizará nesta terça-feira (27) das 7h00 às 17h, palestras e entregas de panfletos com orientações sobre a doação de sangue.

De acordo com a gerente da UBS, Meire Tolosa, a iniciativa integra a programação da UBS, com enfoque durante todo o mês de junho e entrega de panfletos. Já nesta terça-feira (27) a atividade alusiva à doação de sangue contará com palestras e orientações. A ação envolverá a equipe de enfermagem da UBS, a assistente social, Jacqueline Bento, e os acadêmicos da Uniesp, que realizarão apresentação de violão, entre outras atividades.

A gerente explica que a intenção é de sensibilizar a população para a doação de sangue. Trata-se de um gesto simples e rápido que pode salvar vidas. Para ser doador é necessário estar em boas condições de saúde, ter idade entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 Kg, não estar em jejum, mas com uma alimentação leve e saudável e não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação.

Pessoas com diagnóstico de hepatite, doenças respiratórias ou processo alérgico no dia da doação, gestantes ou que estejam amamentando, pessoas que fizeram tatuagem, maquiagem definitiva ou colocaram piercing nos últimos 12 meses, pessoas expostas a doenças transmissíveis pelo sangue ou em intervalos de vacinas como Gripe e Febre Amarela não podem realizar a doação.

Quanto aos intervalos para doações, as mulheres podem doar sangue a cada três meses, não ultrapassando três doações por anos. Os homens podem doar a cada dois meses, não ultrapassando quatro doações em um ano.

A orientação é que os doadores procurem o Hemocentro da Santa Casa ou do Hospital Regional munidos de documentos de identidade.