A abertura da 34ª Edição dos Jogos Abertos da Juventude reuniu famílias, jovens, autoridades e delegações no Ginásio Municipal de Esportes “Watal Ishibashi” na noite deste sábado (24). A competição é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude, em parceria com a Prefeitura de Presidente Prudente e Secretaria Municipal de Esportes (Semepp).

A disputa reúne até domingo que vem (2/7), 4 mil atletas de 15 a 18 anos de 14 delegações que representam 170 cidades do estado.

O prefeito de Presidente Prudente, Nelson Bugalho, o vice Douglas Kato, o secretário-adjunto de esporte, lazer e juventude do Estado de São Paulo, Silvio Garcia Júnior, o deputado estadual Ed Thomas (PSB), o deputado estadual Sebastião Santos, o secretário municipal de esportes, Claudinei Quirino, o coordenador da Secretaria de Esportes, Flávio de Godoy Toledo, o chefe do comitê dirigente dos jogos Renato Luiz Godoy Vasconcelos, o diretor regional da Secretaria de Esportes, Edvaldo José de Oliveira Júnior e o vice-presidente da Câmara de Vereadores de Presidente Prudente, Demerson Dias (PSB) participaram da abertura oficial.

Também participaram da solenidade Celso Fernandes, representante do deputado federal Isaque Silva, e os vereadores, Geraldo de Souza, Willian Leite, Anderson Silva e Wellington Bozo.

A solenidade de abertura contou com as apresentações do Hino Nacional e do Hino de Presidente Prudente, realizadas por integrantes da Escola Municipal das Artes.

Um momento de grande emoção foi a entrada do atleta paralímpico Gustavo Henrique Faria Araújo, carregando a tocha dos jogos e, logo depois, mantendo a tradição de acender a pira. Gustavo conquistou o primeiro lugar no 4 x100 rasos e quinto lugar nos 100 metros rasos, nos Jogos Paralímpicos do Rio 2016.

O atleta Arthur Brito, do handebol, foi campeão dos Jogos Regionais de 2013,2014 e 2015, e fez o juramento em nome dos atletas.

O público que assistiu à abertura vibrou com a apresentação de street dance do grupo Ruas de Fogo.

O prefeito Nelson Bugalho disse que o evento é um marco importante para a cidade, uma vez que os jogos trazem cerca de 6 mil pessoas para a nossa cidade, entre os atletas, os dirigentes e as pessoas envolvidas na organização.

O prefeito lembrou da importância que o esporte representa na vida de todo jovem. “Eu já fui campeão de basquete há 30 anos, e o esporte foi muito importante na minha vida, assim como também é para vocês. Espero que vocês se sintam acolhidos, que participem com entusiasmo e que se lembrem que é bom vencer, mas participar é muito importante também”.

O secretário-adjunto da secretaria estadual de esporte ressaltou a importância das competições ocorrerem em Presidente Prudente na data do Centenário da cidade e disse que é importante existir um clima de harmonia e fair play entre os atletas. Ele agradeceu a colaboração de todos os organizadores.

O encerramento da solenidade ocorreu com a apresentação de seis atletas da equipe de ginástica rítmica da Seleção Brasileira Juvenil, resultado da parceria com do Sesc Thermas de Presidente Prudente

Segundo o secretário municipal de esportes e medalhista olímpico, Claudinei Quirino, os Jogos da Juventude são a maior competição do Brasil para atletas de 15 a 18 anos de idade. " A competição representa uma grande oportunidade de revelar talentos em 15 modalidades: atletismo, basquetebol, damas, futebol, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis, tênis de mesa, vôlei de praia, voleibol e xadrez. Por ser sede, Prudente participará de todas as modalidades", disse.

Neste domingo haverá competições no Ginásio Municipal de Esportes, no Sesi do Parque Furquim , no Tenis Clube de Presidente Prudente, no Parque de Uso Múltiplo, na Quadra Coberta do CEAB do Jardim Itapura, na Apea e no Ginásio de Esportes da Vilta Iti.