Presidente Prudente sediará a fase final da 34ª edição dos Jogos Abertos da Juventude, do dia 25 de junho ao dia 2 de julho. A competição é uma realização da Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude (Selj), em parceria com a Prefeitura de Prudente através da Secretaria Municipal de Esportes (Semepp). A disputa é destinada aos atletas com idade entre 15 até 19 anos

Na competição são esperados aproximadamente 3 mil atletas de 200 cidades do Estado de São Paulo, que estarão disputando em 15 modalidades: atletismo, basquetebol, damas, futebol, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis, tênis de mesa, vôlei de praia, voleibol e xadrez. Por ser sede, Prudente participará de todas as modalidades.

No sábado (24), às 15h acontecerá o Congresso Técnico, no Centro de Inovação de Prudente (antiga Escola de Curtimento de Couro). No período da noite às 19h, ocorrerá a cerimônia de abertura no Ginásio Municipal de Esporte “Watal Ishibashi”.

Os jogos serão disputados nos seguintes espaços: Ginásio Municipal de Esportes “Watal Ishibashi”; Pista de Atletismo da Unesp; Sesi da Vila Furquim; Tênis Clube; Associação Prudentina de Esportes Atléticos (APEA); Estádio Prudentão, Estádio Caetano Peretti; Campo do Rio 400; Campo da Vila iti, Ginásio da Vila Iti; Campo do Jardim Santa Filomena; Campo do Jardim Santa Paula; Ginásio da Unesp; quadra do Parque do Povo; Praça da Juventude da Cohab, Centro Esportivo Antônio Benites (Ceab), Balneário da Amizade e Seminário.

De acordo com o secretário de esportes, Claudinei Quirino da Silva, a cidade de Prudente tem tradição na realização de grandes eventos, já sediou vários Jogos Regionais, Jogos Abertos, entre tantas competições. “Estamos preparados para receber os atletas para os joguinhos da juventude. A expectativa é muito grande neste evento”, revela Quirino.

Os joguinhos em Prudente foi um pedido do Prefeito Nelson Bugalho em comemoração ao centenário da cidade, que será comemorado no dia 14 de setembro. Prudente foi oficializada no início do ano, como cidade-sede da final dos Jogos Abertos da Juventude do Estado de São Paulo (Colaboração Marcos Chicalé).