O Centro de Referência Feliz Idade de Presidente Prudente recebeu nesta terça-feira (20) um evento de conscientização, sobre o aumento da violência contra o idoso. A atividade contou mais de 200 idosos, sendo eles, do grupo Athia, das Estratégias de Saúde da Família (ESF), Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e do próprio Centro de Referência. A ação foi realizada pelo Sesc Thermas, através do Grupo Iluminar, que apresentou uma leitura dramática sobre o tema.

Conforme a assistente social, da Delegacia de Proteção ao Idoso, Solange Andrés Morrone, neste ano de 2017, até presente data foram registrados 293 boletins de ocorrência, onde idosos foram vitimas de crimes. No primeiro semestre de 2010, foram 121 boletins. Se comparado os dois períodos, o aumento é de 134%. A delegacia foi inaugurada em 2010 e durante todo o primeiro ano de trabalho registrou 218 ocorrências.

Segundo a assistente social, os crimes mais comuns são: ameaça, injúria, calúnia, perturbação do sossego, abandono, maus-tratos, apropriação financeira e negligência. Os quatro últimos crimes são praticados por familiares ou que possuem grau de afinidade e convivência com a pessoa idosa (filho, neto, sobrinho). A Delegacia fica na Avenida Antônio Canheti, 835.

De acordo com a gerente do Centro de Referência, Gisleine Oliveira, a ação faz parte da programação alusiva ao Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, dia 15 de junho. Tendo em vista, que o órgão faz parte da Rede de Apoio a Pessoa Idosa de Presidente Prudente. O projeto envolveu Prefeitura, Sesc Thermas, Athia e Conselho Municipal idoso

Segundo Oliveira, a intenção é de conscientizar, que ainda existe esse tipo de violência. “Queremos empoderar os idosos, reforçar o diálogo e promover o respeito, para que a sociedade adote uma postura de comprometimento e cuidados com a população idosa”, finaliza a gerente.

O Centro de Referência do Idoso oferece Atendimento Multidisciplinar Ambulatorial. O serviço conta geriatra, assistente social, enfermeiro e fisioterapeuta, que atende 900 idosos. As atividades físicas recebem aproximadamente 280 pessoas. O órgão conta ainda com atendimento domiciliar, que atende 130 idosos acamados.

A gerente lembra que o órgão realizará a Semana de Prevenção de Quedas, com palestra no dia 22, às 8h30 com a geriatra Giovana Beatriz Artoni de Carvalho Chagas. Já a festa junina está confirmada para o dia 30/06, às 9h.

Serviço: Mais informações podem ser obtidas através do telefone (18) 3222-7700. O Centro de Referência da FelizIdade fica na Rua Ribeiro de Barros, 1347.