O futuro Centro de Inovação Tecnológica, o Inova Prudente, recebeu, na tarde desta quarta-feira (14/06), a visita de docentes dos cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária e Engenharia de Produção da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista).

Na oportunidade, já com o Projeto de Lei de iniciativa do prefeito Nelson Bugalho aprovado pela Câmara Municipal, que torna a antiga Fundação Educacional em Fundação de Educação, Pesquisa e Inovação ‘Vicente Furlanetto’, a Fundepi, os professores tiveram conhecimento de todos os equipamentos existentes, bem como da estrutura física, a fim de vislumbrarem convênios entre a universidade e o Município, de modo a oxigenar o local e beneficiar os alunos e a comunidade.

A coordenadora do curso de Engenharia de Produção, Clara Yoshiko Hori Takigawa, disse ter ficado encantada com a estrutura vista. “Uma estrutura muito grande e bem planejada, com equipamentos atualizados. Fiquei surpresa, porque não tinha noção dessa estrutura em Prudente”, enalteceu.

Opinião não muito diferente teve a coordenadora de Engenharia Ambiental e Sanitária, a Leila Maria Sotocorno e Silva. Para ela, é uma estrutura que possibilita trabalhar com alunos e professores a pesquisa e a extensão. “São muitos equipamentos. Inclusive, alguns nem temos, outros estão novos e ainda fechados. Equipamentos ociosos e que podemos dar um uso legal”, elogiou.

Em relação à Engenharia de Produção, Clara disse que todos os equipamentos de processamento, qualidade de alimentos, mecânica de fluídos, entre outros, podem ser utilizados para atividades práticas. Além disso, afirmou que podem ser prestados serviços à comunidade, como ensinar as alunas dos cursos de Corte e Costura, já existentes no local, a montarem um plano de negócio para que tornem o aprendizado adquirido em um negócio rentável.

De acordo com Leila, quem trabalha na área e conhece todos os equipamentos existentes no Inova Prudente já consegue vislumbrar diversos projetos que podem ser realizados, “tanto com crianças quanto com universitários e a comunidade em geral”. “É um ganho para todos, porque poderemos trabalhar com a pesquisa, ensino, extensão, enfim, vamos abordar toda a comunidade local e regional”, frisou.

Seguindo a mesma linha de raciocínio, Clara ressaltou que quando há a possibilidade de efetivar convênios entre diversas entidades, “quem sai ganhando é a população”. “Por mais que façamos ações diretas com os alunos, quem vai sentir o reflexo desse melhoramento de conhecimento, é a sociedade”, completou.

Conforme o diretor presidente do Inova Prudente, José Wilmar Ferreira Lima, todas as ideias e parcerias que possam beneficiar os universitários e a comunidade prudentina em geral, vêm ao encontro de tudo que é pensado e planejado pelo Governo Municipal.

Além dos já citados, a visita contou com a presença da professora do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, Isabela Merega Rigolin Fuzeto, da professora do curso de Engenharia de Produção, Paula Renata Monteiro Bigoloti, e do professor de ambos os cursos, Elson Mendonça Felici.