Em referência ao Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças, a Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) realizou na manhã desta quinta-feira (18) no auditório da Toledo Prudente Centro Universitário, um debate, que faz parte da campanha nacional ‘Faça Bonito’. O evento reuniu aproximadamente 200 pessoas da Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente, de Presidente Prudente e região.

A mesa de abertura foi composta pela secretária municipal de Assistência Social (SAS), Luzia Fabiana Sales Macedo. A coordenadora do Creas, Andreia Almeida; a conselheira tutelar, Maria Eduarda Ferri, e o representante Toledo Prudente Centro Universitário, Luiz Fernando Nogueira.

Compuseram a mesa do debate, o mestre e doutor, Alex Pessoa, que falou sobre a questão da pedofilia e sobre o tema ‘A Particularidade do Agente Agressor Sexual’. O defensor público da área da infância e Juventude Orivaldo S. Ginel Júnior, que falou abordou sobre a responsabilização do agressor.

De acordo com a coordenadora do Creas, Andreia Almeida, a data é marcada todos os anos com o debate, que visa mobilizar os profissionais e toda Rede de Proteção, em relação à defesa dos direitos das crianças e adolescentes. A coordenadora apresentou os indicadores físicos e comportamentais da violência contra crianças e adolescentes.

“A proposta é fazer com que as pessoas, entendam o contexto da violência sexual. E tratar um pouco mais, a respeito do agressor e da questão da violência, que causa um dano na vida da criança e do adolescente”, explica Almeida.

Em relação aos casos de violência sexual, acompanhados pelo Creas Prudente, no período de janeiro a maio /2016 foram 27. No mesmo período de janeiro a maio/2017 saltou para 35 casos. A coordenadora argumenta, “que não é possível mensurar, que houve aumento dos casos, e sim aumento das notificações”. Ela explica que pessoas estão buscando mais o serviço, mais atentas e conscientizadas a respeito da questão.

As denúncias de violência sexual podem ser feitas anonimamente através do Disque 100, do Conselho Tutelar e também através do Creas.

Serviço: O Creas fica na Rua Napoleão Antunes Ribeiro Homem, 471, Jardim Marupiara, atende de segunda a sexta-feira das 8h às 17h. Fone (18) 3221-9399.