O prefeito Nelson Bugalho prestigiou na manhã desta quinta-feira (11) a abertura da 20ª edição da Expodefic/ Feidefic, na Praça 9 de Julho, no centro de Presidente Prudente. Na oportunidade, ele conferiu e enalteceu os trabalhos artesanais, confeccionados por pacientes de sete entidades sociais. A feira, que traz como slogan, “A Arte Comprova a Capacidade”, e poderá ser visitada até amanhã (12) das 9h às 16h. No local, as entidades expõem artesanatos, e também realizam apresentações culturais e musicais.

A Expodefic é um projeto do Governo Municipal viabilizada pela Secretaria Municipal de Cultura, que tem como titular, Fábio Nouguera. Conforme a organizadora da feira, Sônia Aparecida Costa Vilela, o principal objetivo da feira é de valorizar, revelar e divulgar os trabalhos realizados pelos pacientes das entidades, nas oficinas terapêuticas.

Na ocasião, Milton Takao Mizukawa, representou o Coordenador dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Ailton César Arenales. Segundo ele, a feira é um momento bastante aguardado, para que as pessoas, mesmo com suas limitações, possam mostrar suas capacidades artísticas e talentos.

A Expodefic teve início em 2001 sendo que as primeiras edições ocorreram nas dependências da Biblioteca Municipal. Em 2005, o secretário Fábio Nougueira levou a feira à Praça 9 de Julho, quando ganhou mais visibilidade e entidades participantes. A feira conta com duas edições no ano, sempre nos meses de maio e novembro.

A Associação Assistencial Adolpho Bezerra de Menezes apresentou os trabalhos feitos por quase 50 pacientes, na oficina terapêutica, ‘Arte de Viver’. O Núcleo Tterê, comercializou os sabonetes artesanais, e biscoitos, feitos sob a coordenação da educadora Ângela Afonso, e a orientadora social, Ana Cristina Fonseca.

A União das pessoas com Deficiência (Unipode) reuniu os panos de pratos e caixas artesanais feitas por cerca de 60 assistidos. A Associação de Apoio ao Paciente Renal Crônico e Transplantado (Carim) divulgou e comercializou as bolsas e camisetas. A Unipode e Carim, apresentaram os trabalhos, com supervisão da psicóloga, Célia Harumi Tarumoto.