Paralelamente à Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, a Secretaria Municipal de Saúde está promovendo uma ação para prevenir e diagnosticar precocemente o câncer de boca. Os atendimentos odontológicos são realizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Estratégias de Saúde da Família (ESFs) de Presidente Prudente até o dia 19 de maio.

De acordo com o coordenador de Saúde Bucal, Edson Calixto da Fonseca, este trabalho é realizado desde 2000 no município, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde. A campanha é coordenada pela equipe da Coordenação de Saúde Bucal e executada pelos profissionais Cirurgiões-Dentistas e Auxiliares de Saúde Bucal espalhados pelas UBSs e ESFs.

“Durante todo o período, as equipes realizarão exames clínicos intra e extrabucal nos usuários que procurarem as unidades de saúde para a Campanha de Vacinação da Gripe. Os exames clínicos oferecidos aos usuários visam identificar possíveis lesões bucais presentes”, explica Calixto.

Ele ainda esclarece que os pacientes portadores de lesões serão encaminhados para o Centro de Especialidades Odontológicas (C.E.O) para os respectivos tratamentos. “Essa campanha visa também informar, estimular e conscientizar a população sobre para a importância da prevenção do câncer de boca”, completa.

Uma das unidades contempladas pela ação é a UBS da Cohab (Cohabão), em que cerca de 30 pacientes passam diariamente pela campanha contra o câncer de boca, como explica o responsável pelo serviço na unidade, o cirurgião dentista Sérgio Antônio Carnelós. No local, há quatro dentistas de plantão, divididos entre os períodos da manhã e da tarde, além de um profissional especializado em odontologia pediátrica. Cabe lembrar que todos os atendimentos de saúde bucal oferecidos pela Prefeitura são gratuitos.