Representantes da Prefeitura de Presidente Prudente estiveram na última quinta-feira (20/04) no Palácio dos Bandeirantes em São Paulo, na oportunidade participaram de reuniões com o intuito de formalizar convênios entre Estado e Município.

Na Casa Militar, foi protocolado junto a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil a solicitação do Kit Estiagem e uniformes que vão ser utilizados pela brigada de incêndio da Comissão Municipal de Defesa Civil.

Já na sala de imprensa do Palácio dos Bandeirantes, foi realizada uma reunião entre os representantes do município e Detran, na pauta repasse de verbas do Programa Movimento Paulista de Segurança no Trânsito.

O Movimento tem como principal objetivo reduzir pela metade as vítimas fatais nos acidentes de trânsito no Estado de São Paulo até 2020. O programa nasceu inspirado na Década de Ação Pela Segurança Viária, período de 2011 a 2020 estabelecido pela Organização das Nações Unidas para chamar atenção para a questão da violência no trânsito. O objetivo é reduzir em 50% o número de óbitos em acidentes de trânsito no município de Presidente Prudente, por meio de ações de engenharia, fiscalização e educação.

Foram apresentados os dados do município no Infosiga (Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo), um banco de dados que reúne informações de acidentes de trânsito de diversas fontes. Com esse mapeamento, as ações serão traçadas com ainda mais precisão, resultando em benefício a toda a sociedade. No âmbito da educação para o trânsito foi entregue ao município os gibis da Turma da Mônica produzidos por Maurício de Souza com historinhas voltadas à temática trânsito, cartazes e panfletos do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito.

Também foi protocolada documentação prorrogando o convênio de educação para o trânsito, denominado Criança segura no Trânsito, que promove a capacitação de profissionais da educação e demais profissionais que atuam no trânsito.

A capacitação é oferecida em plataforma EAD (Ensino a distância) e visa dar suporte para realização de ações de prevenção de acidentes com crianças e adolescentes até 14 anos. Ações para o Maio Amarelo também foram definidas entre Semav e Detran. Dentro de 30 dias o município vai apresentar um projeto de intervenção viária com recursos financeiros provenientes do Governo do Estado, que deve atingir locais com grande fluxo de veículos e registros consideráveis de acidentes de trânsito. Participaram da reunião na capital paulista o engenheiro Luiz Abel Brondi, o Assessor de Secretaria Ayrton Carlos Dias e o responsável pelas ações de Educação para o Trânsito Renato Gouvea. O superintendente do Detran da região de Presidente Prudente Antonio Rolnei, também esteve na capital para participar desta reunião de trabalho que foi coordenada por Maria Denise Rafael e Andrea Janotti, do Detran e Executivo Público da Secretaria de Governo do Estado de São Paulo.