Governo de Presidente Prudente
Presidente Prudente é bom viver aqui
Fale Conosco

RSS Notícias

Jardim Santa Elisa recebe borrifação contra o mosquito palha

Terça-feira, 18 de Abril de 2017

O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) iniciou nesta terça-feira (18/4) a borrifação de imóveis do Jardim Santa Elisa, situados próximos ao local onde vive o morador que contraiu o primeiro caso de Leishmaniose Visceral (LV) humano em 2017.

O trabalho, destinado a combater o mosquito palha, vetor da LV humana e canina, está sendo realizado por agentes do CCZ em conjunto com agentes da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal). O trabalho, iniciado nesta terça-feira (18/04), terá continuidade na próxima semana.

"O agente passa um dia antes, conversa com os moradores e faz o agendamento das visitas das casas que, no dia seguinte, receberão a borrifação para eliminação do vetor da Leishmaniose. Precisamos do apoio dos moradores, já que para tal procedimento, os móveis devem estar afastados das paredes”, disse o médico veterinário Célio Nereu Soares, coordenador do CCZ.

Vale lembrar que em toda história de Prudente foram confirmados cinco casos de leishmaniose em humanos, sendo o primeiro em 2013, em uma prudentina de 41 anos, moradora no Jardim Santa Mônica, outro em 2015, em uma criança de um ano e nove meses, do Jardim Cobral, o terceiro em 2016, em um senhor de 75 anos, do Residencial Universitário. O último caso, antes deste registrado no Jardim Santa Elisa, acometeu uma mulher de 60 anos que reside no Residencial São Paulo.

“A Leishmaniose Visceral em humanos se caracteriza por febre prolongada, tosse seca, emagrecimento, crescimento de baço e fígado, fraqueza, diarreia e, em casos mais graves, sangramento na boca e no intestino”, alerta Elaine Bertacco, diretora da VEM, Vigilância Epidemiológico de Presidente Prudente.

“Para prevenir, é importante manter a casa e o quintal livres de matéria orgânica, recolhendo folhas de árvores, fezes de animais, restos de madeira e frutas. Também é preciso reduzir possíveis criadouros do vetor, com poda de árvores e gramados e a retirada de matéria orgânica do solo”, afirma Bertacco.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação

Versão para impressão Imprimir

Últimas Notícias

acesso rápido

Pesquisa


Mais Acessados

Destaques

Denúncia CCZTelefones Procon

Fale com a Prefeitura

Canal direto para você entrar em contato e tirar dúvidas, solicitar informações, etc...

Encontre-nos



MUNICÍPIO DE PRESIDENTE PRUDENTE
Av. Coronel José Soares Marcondes nº 1200. CEP: 19010-081
Presidente Prudente - São Paulo Telefone: (18)3902-4400
CNPJ: 55.356.653/0001-08