O 1º trimestre foi de muito trabalho em todos os departamentos da Prefeitura. Confira abaixo as principais ações do Prefeito Nelson Bugalho nos primeiros 100 dias de administração, especificamente nas pastas de Saúde, Cultura, Educação, Turismo, Esportes, Desenvolvimento Econômico e Administração:

Saúde

A Saúde tem recebido uma atenção especial por parte do chefe do executivo. Nos primeiros 100 dias de administração, foram realizados 17 mutirões contra a dengue, que contribuíram para reduzir drasticamente o número de casos da doença, em relação ao ano passado. Houve também a ampliação do horário de agendamento de consultas nas unidades de Estratégia de Saúde da Família e Unidades Básicas de Saúde.

Em março, mês da mulher, foram realizados 24 mutirões de Saúde da Mulher nas UBS e ESFs, com um total de 4.858 atendimentos, como aferição de pressão arterial, atendimento médico, odontológico, avaliação antropométrica, exames citopatológico, exames clínicos de mamas, mamografia, teste de glicemia, teste rápido de HIV e Hepatite B e C e vacinas.

Cultura

Bugalho renovou a parceria com a Secretaria de Estado da Cultura para a realização da Virada Cultural Paulista, nos dias 6 e 7 de maio, e ainda retomou o Programa GiraArte, que irá levar apresentações de teatro, dança, música e literatura a vários bairros da cidade.

Deu continuidade ao projeto “Lê no Ninho”, com o objetivo de mostrar aos pais e cuidadores de bebês e crianças (de 6 meses a 4 anos) a importância da leitura e da interação com as histórias e os livros, e ao projeto Biblioteca Móvel nos bairros e distritos, com o objetivo de levar informação e facilitar o acesso ao conhecimento, estimulando e incentivando o hábito da leitura em crianças, adolescentes e adultos.

Outra iniciativa de destaque foi o lançamento do edital de ocupação por grupos artísticos do Espaço Laje. Trata-se de um local para apresentações de grupos artísticos no Centro Cultural Matarazzo.

Educação

O prefeito firmou parceria com a Unesp e Diretoria de Ensino para formação continuada dos professores da rede municipal de ensino. Ainda aumentou o número de espaços físicos nos quais funcionam o Programa Cidadescola, com o objetivo de desenvolver atividades ligadas ao esporte e educação, e investiu R$ 3,3 milhões em convênios com quatro creches filantrópicas de Presidente Prudente.

Vai aplicar quase R$ 2 milhões, por meio de convênio com o Ministério da Educação, para a construção da creche no João Domingos Netto. Finalmente, fez convênio com a Fatec (Faculdade de Tecnologia de Presidente Prudente) para desenvolver ações conjuntas com os alunos dos cursos das áreas de agropecuária, informática, administração e eventos.

Turismo

O Prudenfolia 2017 foi realizado pela primeira vez no Balneário da Amizade e surpreendeu a todos. Neste ano, o evento atraiu mais de vinte mil pessoas nas quatro noites de folia, um recorde desde o retorno do carnaval de rua ao município.

Por meio de parceria com o Senac, a Setur deu início à elaboração do Plano Diretor de Turismo, que irá favorecer o município para o recebimento de recursos para incentivar o turismo.

Esportes

Na área esportiva, destacam-se a promoção da Copa Inter Distritos, antiga Copa Amepp de Futebol Rural, que há mais de vinte anos não era realizada, e a retomada das obras do Centro Olímpico. O município também terá o privilégio de sediar a fase final dos Jogos Abertos da Juventude, os Joguinhos, que desde 2009 não é sediado em Prudente. O evento será realizado de 8 a 17 de junho deste ano.

Desenvolvimento Econômico

Na área de Desenvolvimento Econômico, são várias as ações em andamento. Confira nos tópicos a seguir:

- Reorganização das feiras livres

- Reconstituição do Conselho de Desenvolvimento Econômico do município com a participação de empresários de segmentos produtivos de Presidente Prudente e região.

- Parceria com a Ceagesp para o Programa Novos Negócios, que disponibiliza uma área de 30 mil metros quadrados para a instalação de empresas sob o regime de licitação por concessão.

- Visita oficial de empresários chineses com o objetivo de incentivar o investimento em Presidente Prudente e região.

Administração

Uma das primeiras ações da atual administração em benefício dos servidores foi promover a reestruturação dos cargos, elevando em 55% a remuneração dos funcionários com nível superior. Paralelamente, concedeu a todos os funcionários, ativos e inativos, aumento de R$ 150 no abono mensal, subindo de R$ 50 para R$ 200. Em março, o prefeito ainda concedeu reajuste de 7% para os servidores.

Além de todas as medidas adotadas para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos prudentinos, Nelson Bugalho tem feito reuniões periódicas com representantes do governo estadual e federal, em busca da liberação de recursos para o município.

Em um desses encontros, conquistou R$ 500 mil em verbas federais para ser aplicado em obras de infraestrutura urbana no município.