O vice-prefeito Douglas Kato foi um dos agraciados na cerimônia que homenageou descendentes de japoneses eleitos para o poder executivo (prefeito ou vice-prefeito) e legislativo (vereadores) no Estado de São Paulo. O evento ocorreu na noite da última sexta-feira (24/03), promovido por entidades nipo-brasileiras na sede da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e Assistência Social (Bunkyo), no bairro da Liberdade, em São Paulo.

“Foi uma honra muito grande, primeiro por fazer parte da colônia japonesa e estar sempre envolvido nas atividades culturais, esportivas e sociais que os descendentes promovem, e também por estar representando toda a população prudentina no evento”, declarou Kato.

“É fundamental haver essa representatividade. Com o passar do tempo, as origens vão se perdendo, a cultura vai mudando, e a presença de políticos envolvidos nas decisões contribui para garantir a sobrevivência dessas diversas culturas que compõem o nosso país”, completou.

De acordo com levantamento realizado pelo Bunkyo, dos 645 municípios paulistas, 108 deles possuem descendentes eleitos no pleito de 2016. Ao todo são 13 prefeitos municipais, 22 vice-prefeitos e 100 vereadores nikkeis. Na região, foram nove descendentes eleitos, sendo seis vereadores, um vice-prefeito (Douglas Kato) e dois prefeitos:

- Adamantina: Alcio Roberto Ikeda Junior, vereador

- Euclides da Cunha Paulista: Christian Fuziki Ikeda, prefeito

- Flora Rica: Marcio Mikio Miura, vereador

- Irapuru: Silvio Ushijima, prefeito

- João Ramalho: Bruno Tikanori Sakata, vereador

- Lucélia: Valdemir Antonio Uemura, vereador

- Monte Castelo: Paulo Kameo Koshiyama, vereador

- Presidente Prudente: Douglas Kato Pauluzi, vice-prefeito

- Santo Expedito: Elvis Seiqui Pereira Higa, vereador

Além dos homenageados, estiveram presentes na cerimônia o deputado estadual Jooji Hato (PMDB) e a deputada federal Keiko Ota (PSB), também representantes da colônia japonesa.