O prefeito Nelson Bugalho esteve nesta segunda-feira (27/3) na Cidade da Criança, onde vistoriou a área em que houve uma denúncia, publicada no Facebook, de que os cavalos abrigados estariam sofrendo maus tratos. Ele estava acompanhado do secretário de Turismo, Adauto Lúcio Cardoso, da assessora da secretaria do Meio Ambiente, Thais Fernanda da Silva, e dos vereadores Elza do Gás (PTB) e Natanael Gonzaga (PSDB).

Bugalho informou que há indícios de sabotagem realizada por uma pessoa que teria invadido a área e conduzido os animais para um outro piquete, desativado e sem água, e ali produzido as imagens simulando maus tratos.

A imagem do animal doente, também divulgada nas redes sociais, é de uma fêmea, que foi resgatada pela equipe da Cidade da Criança há aproximadamente oito anos. O animal sofria maus tratos porque puxava carroça, tem idade avançada e está há um ano em tratamento contra anemia.

“Não vamos tolerar este tipo de atitude. Tudo indica que os animais são bem tratados. Já fizemos boletim de ocorrência, vamos buscar a responsabilidade criminal sobre o fato, buscar indenização por danos morais, afinal o que houve foi um grande desrespeito, inclusive com os tratadores destes animais, pessoas que não merecem este tipo de situação falsa que estão querendo fazer a população crer como se fosse verdadeira”, disse.

O prefeito informou ainda que há duas semanas a Cidade da Criança foi inspecionada pelo DEFAU (Departamento de Fauna), da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, que emitiu um parecer dizendo que não foram encontradas irregularidades no local.

Segundo o tenente Júlio César Cacciani de Moura, da Polícia Ambiental, que fez vistoria no local, não foram constatados maus tratos. Afirmou ainda que o piquete que de fato abriga os animais conta com água e comida. “Não encontramos evidências de maus tratos, nem irregularidades. Os animais que estão debilitados encontram-se assim devido à idade e a problemas relacionados à saúde pré-existentes e estão sendo tratados”, disse.

Assista o vídeo: AQUI