Estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira (22/03), no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) “Professor Samoel Brondi”, sede da Coordenadoria da Juventude, os representantes dos Grêmios Estudantis e das Direções das Escolas Estaduais do município. Na oportunidade, estiveram presentes o prefeito Nelson Bugalho, o coordenador da Juventude, Juliano Borges, o promotor de Justiça do Grupo Atuação Especial de Educação (Geduc), Luiz Antonio Miguel Ferreira e a dirigente regional de Ensino, Naíde Videira Braga. Ao todo, cerca de 80 alunos e diretores de 22 escolas participaram.

O encontro teve como objetivo discutir a agenda de trabalho e as próximas ações que serão desenvolvidas pela Coordenadoria da Juventude em parceria com as escolas que possuem Grêmio Estudantil ativo e, ainda, dialogar sobre a participação das escolas nos eventos do Centenário da cidade. "O prefeito Nelson pediu que envolvêssemos o maior número de participantes neste momento histórico da cidade que é o centenário e a participação das nossas escolas são fundamentais pela importância e por fazer parte deste processo de construção de Presidente Prudente", disse o coordenador da Juventude, Juliano Borges.

O evento contou ainda com a palestra do promotor Dr. Luis Antonio Miguel Ferreira com o tema "Protagonismo Juvenil", que enfatizou a importância da participação da escola junto ao poder público e à sociedade na formação dos valores da juventude, em despertar o interesse dos jovens a participarem da formação de sua cidadania. O promotor falou também sobre a relevância dos grêmios estudantis para o desenvolvimento do protagonismo juvenil e de ações que beneficiem a comunidade no entorno das escolas.

Em sua fala, o prefeito Nelson Bugalho ressaltou a importância da continuidade e do constante investimento em melhoria das ações desenvolvidos em prol da juventude na cidade. Para isto, apresentou o projeto "Prefeito e Secretários Mirins" que tem como objetivo desenvolver o espírito cívico e o exercício da cidadania nos jovens, proporcionando a formação de cidadãos conscientes e participativos. “É muito importante que o jovem tenha conhecimento e acompanhe de perto como é o trabalho do prefeito e dos secretários, das responsabilidades, das ações que eles podem desenvolver, e que isso possa contribuir para despertar o interesse deles por assuntos como cidadania e democracia”, declarou.

Estiveram presentes representantes das escolas estaduais Marrey Junior, João Alfredo da Silva, Dr. José Foz, Ver. Pedro Tófano, Teófilo Gonzaga, Prof. Arlindo Fantini, Prof.ª Fátima Ap. Costa Falcon, Marietta Ferraz de Assumpção, Francisco Pessoa, Prof.ª Maria Luiza Formozinho Ribeiro, Antônio Fioravante de Menezes, Com. Tannel Abbud, Prof.ª Mirella Pesce Desidere, Prof.ª Anna Antônio, Prof.ª Oracy Matricardi, Prof. Placídio B. Nogueira, João Carlos Padilha de Siqueira, Miguel Omar Barreto, Prof.ª Celestina de Campos Teixeira, Florivaldo Leal, Fernando Costa e da Etec Prof. Dr. Antônio Eufrásio de Toledo.

(Colaboração: Suelen Malacrida – Programa Estação Juventude)