O prefeito Nelson Bugalho, presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Pontal do Paranapanema (CBH-PP) - participou nesta quarta-feira (22/03) da abertura do XIX Encontro Regional de Educadores em Defesa da Água. Estiveram presentes no evento, o secretário municipal de Meio Ambiente, Wilson Portella e a professora de meio ambiente da secretaria municipal, Eliana Junqueira, além da representante da diretoria de ensino, Patrícia Ferreira Bonati e de Edson Henrique, representando o deputado federal Isaque Silva (PSDB).

O evento foi realizado no auditório da Diretoria Regional de Ensino, em Presidente Prudente e simultaneamente, no Núcleo Regional de Tecnologia Educacional de Mirante do Paranapanema e no auditório da Pontal Flora, em Presidente Venceslau , ou seja, abrangeu a área de atuação de três diretorias de ensino. Os três eventos reuniram 170 educadores nos três locais.

O tema principal, Água Residual, foi definido pela ONU, Organização das Nações Unidas, que trata da importância do reuso da água. O objetivo do evento foi promover reflexões sobre a utilização da água e o papel não só dos educadores, mas de todos para promover o uso racional da água.

O prefeito falou sobre o papel dos educadores em incentivar o reúso da água, levando a mensagem para as crianças para que, por meio delas, seja possível mudar a realidade do desperdício e conscientizar sobre a prática do reúso das águas nas residências, nos órgãos públicos e também para fins econômicos.

O prefeito falou sobre a trajetória do médico Hugo Luciano Washeck, o primeiro secretário municipal do Meio Ambiente da prefeitura de Presidente Prudente, já falecido, e um exemplo de quem lutou pelos interesses ambientais, entre eles, pela causa da preservação do Rio Santo Anastácio.

Nelson Bugalho deixou uma mensagem de otimismo para os educadores do evento. “As crianças serão os administradores do futuro, os empresários do futuro e os adultos do futuro e nas escolas que implementamos os conceitos de construções sustentáveis”, disse.

Para a professora do programa Cidadescola, da prefeitura de Prudente,Maria de Cássia Omito, o evento foi fundamental para trazer novos conhecimentos e motivação: “Através de uma criança conseguimos mudar o mundo, porque a criança muda a família e a partir dai acontece a transformação”, disse a educadora.

As educadoras do Senac, Josiani Leonarda B. da Silva Casarotti e Andreia Ferracioli Marques, o encontro foi muito importante, pois demonstrou a importância do tema sustentabilidade e da ecoeficiência.