O domingo (19/3) foi especial para as 70 mulheres que moram nos Jardins Humberto Salvador e Augusto de Paula. Elas participaram de um verdadeiro mutirão da saúde na ESF, Estratégia Saúde da Família, que contou com vários serviços oferecidos como de exames preventivos de câncer de colo de útero, pedidos de mamografia, testagem rápidas de HIV e hepatite B e C, exames bucais para prevenção do câncer de boca e palestras. O mês de março foi escolhido em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8.

O horário de atendimento, das 8h às 17h no domingo foi especialmente programado para as mulheres que trabalham durante o sábado e têm o domingo livre: “estes bairros têm como característica um grande número de moradoras que trabalham no comércio, por isso promovemos no domingo as atividades para que elas realmente tenham este tempo livre para cuidar da saúde”, disse a gerente da ESF Patrícia Gonçalvez.

O prefeito Nelson Bugalho e a coordenadora do Programa Municipal Estratégia da Família participaram do evento.

O prefeito agradeceu o empenho de toda a equipe da ESF: “é muito bom ver iniciativas como esta que atendem às necessidades da população e ver uma equipe assim motivada. Parabéns a todos pela inciativa”, disse o prefeito que aproveitou para conversar com a equipe de trabalho e com algumas pacientes.

As pacientes ainda receberam um estímulo extra para participar do sorteio de brindes, café da manhã, e atividade física de alongamento, além da possibilidade de participar de atividades físicas que deu dicas de alongamento e design de sobrancelhas.

A cuidadora de idosos Sueli Aparecida dos Santos, de 49 anos, disse que aproveitou a folga de domingo para se cuidar: “vou aproveitar e fazer os exames que estão atrasados, se fosse em outro dia não teria como vir”, disse.

A auxiliar de serviços gerais, Alessandra da Silva, de 31 anos, trabalha em uma indústria de curtimento de couro disse que também estava aproveitando a folga para deixar a saúde em dia: “é muito corrido, durante a semana a gente acaba deixando para depois e não se cuida; adorei”, comentou.

A aposentada Maria Berti, de 64 anos, estava muito satisfeita por ter a oportunidade de ir no domingo na ESF para se cuidar: “fui muito bem recebida, e aprendi muita coisa sobre o auto exame para prevenção do câncer de mama que eu nem sabia”, afirmou.