A unidade prudentina do Poupatempo promoveu nesta quarta-feira (15/03) uma ação de orientação pelo Dia Internacional do Consumidor, celebrado hoje. No local, profissionais do Procon de Presidente Prudente e do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem), distribuíram panfletos e prestaram esclarecimentos sobre como ir em busca dos direitos. O prefeito Nelson Bugalho visitou a ação e enalteceu o trabalho das duas entidades, que prestam um valioso serviço de defesa do consumidor.

De acordo com a administradora do Poupatempo, Franciany Galvão Bueno Costa, a unidade sempre procura fazer parcerias com outras instituições para trazer informações relevantes à população, que às vezes não tem acesso a esse tipo de serviço. “A gente percebe que muitas pessoas ainda não têm o conhecimento de onde encontrar apoio, ou sabem, mas não têm tempo de procurar”, declara.

A coordenadora do Procon Municipal, Alessandra Zamora, lembra que o Dia do Consumidor foi instituído com o objetivo de “fazer um alerta e ajudar na educação do cidadão e do fornecedor”. Com essas ações, Zamora espera que a população adquira maior consciência sobre seus direitos, assim como afirma o delegado regional do Ipem, Thirso Marconi.

“Nosso número de denúncias ainda é pequeno em relação a ou, mas então tentamos motivar o consumidor por meio de palestras e orientações para que ele lute pelos seus próprios direitos”, afirma. A ouvidoria do IPEM pode ser contatada pelo 0800-013-0522. Denúncias também podem ser feitas na própria sede do instituto, na Avenida Coronel José Soares Marcondes, 1632.