Os agentes de trânsito da Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública participaram neste final de semana de uma blitz da Operação Direção Segura, promovida pela Detran-SP, em conjunto com as Polícias Militar e Civil.

Foram mobilizados para essa operação 22 policiais militares sob o comando do 1º Tenente PM Anderson Garrido, 02 agentes de Trânsito e o Diretor de Segurança Pública da Semav Luiz Antonio.

Foi instalada no local a delegacia móvel da Polícia Civil comandada pela Delegada Drª Adriana Pavarina, com um escrivão e dois investigadores, o GOE Grupo de Operações Especiais da Polícia Civil também participou da operação.

Durante a operação, foram vistoriados 156 veículos, sendo 8 condutores autuados por se recusar a fazer o teste com o etilômetro, também conhecido popularmente por bafômetro, o aparelho mede a concentração de álcool etílico na corrente sanguínea de uma pessoa mediante a análise do ar pulmonar profundo. Cinco condutores foram autuados por dirigir sob a influência de álcool e 1 flagrante de crime por embriaguez, ou seja, crime de trânsito de acordo com a nova “Lei Seca”.

Todos os condutores identificados por consumir bebidas alcoólicas foram multados em R$ 2.934,70, tiveram suas Carteiras de Habilitação apreendidas e vão sofrer processo administrativo para a suspensão do direito de dirigir por 12 meses.

“Também foram lavradas autuações por agentes da Semav por dirigir utilizando o telefone celular e não utilização do cinto de segurança. Para um trânsito melhor e seguro é necessário à contribuição de todos. Existe o esforço legal de tentar inibir as infrações por meio das penalizações. O grande objetivo é a reeducação para o trânsito”, ressaltou Luiz Antonio diretor de Segurança Pública da Semav.

Para o Superintendente do Detran, Antonio Rolnei, a Operação Direção Segura é de extrema importância e visa garantir a segurança viária. Com esse intuito o Detran vai intensificar as ações de fiscalização e educação para o Trânsito.