O CCZ – Centro de Controle de Zoonoses da Prefeitura de Presidente Prudente acaba de firmar uma parceria com ONG Arca Brasil - Associação Humanitária de Proteção e Bem-Estar Animal, com sede em São Paulo.

Por meio da parceria foi lançada a campanha “ Prevenção é a Única Solução “ que vai possibilitar que a partir de agora, todos os animais que são recolhidos pelo CCZ e doados para a população recebam a coleira “Seresto”, um repelente de longa duração que reduz o risco de doenças transmitidas por vetores inclusive da Leishmaniose, o mosquito palha.

“ Recebemos inicialmente 60 coleiras para iniciarmos a campanha. A parceria com a ONG é resultado de um trabalho iniciado há alguns meses e que inclui também a distribuição de panfletos e folhetos, que vão divulgar informações sobre medidas importantes para assegurar a saúde animal e também a prevenção de zoonoses”, disse o coordenador do CCZ, médico veterinário Célio Nereu Soares.

Ele afirma que a campanha “Prevenção É a Única Solução”, que aponta caminhos concretos para uma mudança imediata na atual política de combate à Leishmaniose, a mais grave zoonose do país, é desenvolvida por meio da ONG com empresas parceiras, neste caso, foi a Bayer, a doadora das coleiras.

Ação do CCZ

O Centro de Presidente Prudente recebe animais para doação de todos os bairros da cidade. Também identifica os donos e proprietários de animais perdidos ou abandonados por meio da leitura dos chips implantados nos animais.

Nos oito anos de criação o CCZ já realizou a chipagem gratuita de 51.980 cães, por meio de campanhas realizadas nos bairros ou no próprio CCZ.

Atualmente existem 14 cães para adoção, oito fêmeas e quatro machos de várias idades. Os canais para a divulgação são as várias ONGs parceiras instaladas em Presidente Prudente.

O CCZ funciona na rua Presidente Castelo Branco, nº 93, Parque Castelo Branco. O Atendimento é de segunda-feira à sexta-feira das 7h às 12h e das 14h às 17h. Os telefones de contato são: (18)3905-4220 e 3905-2156. O e- mail: centrozoonoses@presidenteprudente.sp.gov.br