Com o objetivo de ampliar a participação dos jovens em ações de voluntariado de interesse social e comunitário, incentivando o seu espírito de iniciativa e solidariedade, estiveram reunidos na última segunda-feira (13/02) presidente do Fundo Social de Solidariedade, a primeira-dama Lisiane Bugalho, e o coordenador da Juventude, Juliano Borges. Na oportunidade, apresentou as ações da Coordenadoria da Juventude com ênfase no voluntariado juvenil.

No encontro, foram discutidas algumas ações já realizadas pela Coordenadoria da Juventude e que poderão ser ampliadas através da parceria com o Fundo Social como, por exemplo, o projeto Gincana Social Estudantil, que na sua primeira edição arrecadou mais de cinco mil itens de higiene entre fraldas, absorventes, sabonetes, escovas, cremes dentais, papéis higiênicos, entre outros, através da mobilização dos grêmios estudantis e estudantes de escolas estaduais. Outro projeto destacado pelo coordenador da Juventude, Juliano Borges, é o 'Prêmio Jovem Voluntário' que visa destacar a atuação de jovens em ações sociais no município.

“Essa parceria é de fundamental importância, visto que os jovens são o futuro do nosso país. E toda ação que pode contar com essa força e vitalidade é sempre muito bem-vinda. O Fundo Social precisa e conta com a juventude da nossa cidade”, declarou Lisiane.

De acordo com Juliano Borges, a Coordenadoria da Juventude avançará nesta agenda com a criação do projeto 'Jovem Solidário', plataforma virtual que possibilita aos jovens que desenvolvam ou queiram desenvolver atividades voluntárias de cadastrarem e serem encaminhados para entidades que desejam o seu trabalho social. Além da satisfação em fortalecer suas atividades positivamente, reforçar suas habilidades, conhecimento e valores, e com benefícios com a participação em capacitação, cursos e palestras. "O trabalho voluntário é fundamental na formação do jovem e na construção da sua rede de contato onde geram grandes oportunidades. Cabe ao poder público fomentar essa agenda junto aos jovens", disse.

A pedido do prefeito Nelson Bugalho, a Coordenadoria da Juventude desde janeiro tem feito uma avaliação de todos os projetos desenvolvidos até agora e, concomitantemente, realizado várias reuniões com jovens e representantes de diversos segmentos da sociedade para finalizar o planejamento das ações da Juventude em prol dos jovens. "Vamos apresentar a agenda com atividades e projetos da Juventude em março. Agora é hora de avançarmos", finaliza Juliano Borges.