Em companhia do diretor-técnico da Prudenco, Jorge Guazzi, e do secretário municipal de Saúde, Valmir Pinto, o prefeito Nelson Bugalho visitou hoje de manhã a praça Dóbio Zaina, na avenida Cel. Marcondes, ao lado da Apea, local em que se vai implantar a Feira da Praça do Mercado – um dos compromissos de sua campanha eleitoral.

Além da recuperação paisagística e estrutural, a praça será readequada para receber quiosques dos produtores rurais familiares, onde serão vendidos produtos artesanais, hortifrutigranjeiros e artesanatos (para isso, também será necessária a realocação do atual Centro de Atendimento Odontológico, da Secretaria de Saúde, que funciona no local).

A ideia é que os consumidores comprem diretamente produto como queijos, mel, geleias, doces, pães, bolos, bebidas, hortaliças e outros, além de barracas de comidas (gastronomia artesanal, sem processamento de aditivos ou corantes e conservantes) – além das peças dos artesãos.

No processo de readequação da praça, a atual estrutura construtiva será alterada para valorizar o visual e o trânsito de pedestres, além de implantação de uma sacada (“belvedère”), destinada à contemplação da cidade, além da oferta e consumo de produtos como cafés, sucos e sorvetes.

O prefeito Bugalho, que deseja transformar o local em novo ponto de lazer e atração turística da cidade, ressaltou ainda que haverá uma nova decoração e paisagismo para a praça, o que incluirá também uma adaptação da atual arena para espetáculos e apresentações públicos.

Bugalho destacou ainda que os produtores terão apoio da Administração Municipal e de outros parceiros para uma requalificação profissional, de “forma a que possam aumentar a produção com práticas ambientalmente adequadas e dessa forma atender as expectativas mais exigentes dos consumidores e dos órgãos de fiscalização e saúde pública”.

No mesmo sentido, o prefeito ressaltou que é objetivo também realizar uma campanha de valorização das feiras-livres, no sentido de aprimorar as estruturas de funcionamento e estimular a frequência de consumidores, inclusive com a implantação de banheiros químicos para atendimento dos feirantes. (com Assessoria de Imprensa – Prudenco)