A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), por meio da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal), anuncia que foi dado o início do trabalho que virá percorrer algumas áreas de Presidente Prudente, definidas por sorteio, para levantamento do Índice Breteau (IB), que define a quantidade de mosquitos Aedes Aegypti em fase de desenvolvimento.

De acordo com a educadora de saúde da VEM, Elaine Bertacco, o objetivo é quantificar o índice de densidade larvária do mosquito. “A partir do resultado da pesquisa que é feita por amostragem, podemos direcionar nossas ações visando combater a dengue”.

Conforme Bertacco, foram sorteados 4,2 mil imóveis, divididos em 7 áreas. Para se chegar ao IB, é levado em consideração o número de imóveis vistoriados pelo número de casas onde forem encontrados os recipientes com larvas. “ Esse é um trabalho que dura cerca de 15 dias. Os agentes contam com o apoio da população no sentido de deixar que ele entre, acompanhem a visita e prender os cães, se for o caso. Também no sentido de olhar seus quintais e calhas, principalmente após os períodos chuvosos”, finalizou Bertacco.