A Prefeitura de Presidente Prudente e a Prudenco (Companhia Prudentina de Desenvolvimento) apresentaram nesta sexta-feira (16/12) as obras de encerramento do lixão, que resultou no modelo de aterro controlado. O ato foi realizado em conjunto com os parceiros que possibilitaram a obra, representantes de órgãos estaduais, federais e municipal. Na ocasião, o aterro controlado foi destacado como referência nacional como o único aterro do Brasil autorizado a dar início às obras de encerramento e ainda continuar recebendo lixo, o que resultou em economia ao município devido a viabilidade técnica.

O prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã e o vice-prefeito Marcos Vinha realizaram o descarramento da placa de encerramento do lixão. De acordo com o chefe do Executivo, “o aterro controlado é uma obra inovadora que contou com o apoio do Ministério Público, Caixa Econômica Federal [CEF] e da Cestesp [Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental] que acompanhou todo o procedimento, além dos demais parceiros”. A respeito do descarte de lixo no local, que poderá ser feito pelo prazo de um ano, o prefeito ressaltou que cumprirá todas as normas do órgão ambiental e será feito em parceria com as cooperativa de reciclagem, Cooperlix, presidida por Maria Aparecida Silva.

Estiveram presentes o prefeito e o vice-prefeito eleitos, Nelson Bugalho e Douglas Kato. Na oportunidade, Bugalho parabenizou o prefeito Tupã pela obra de encerramento do lixão. Segundo ele, “representa a concretização de um sonho antigo para Prudente”. “Ao longo dos 99 anos será o primeiro aterro de Prudente. O ato de transformar o que era um lixão num aterro que ainda continuará recebendo resíduos, representa menor custo ao município e merece todo nosso respeito e admiração, é algo que precisa ser elogiado”, comentou.

Conforme o presidente da Prudenco, Mateus Martins Godoi, o encerramento do lixão já é uma referência nacional que soluciona questões sociais e ambientais do município. “O encerramento foi um esforço coletivo de todos os órgãos, sendo Sabesp, Cestesb, Ministério Público, município e parceiros, além de todos colaboradores empenhados em de resolver um problema de décadas”.

Segundo ele, “as obras do aterro controlado estão na reta final com mais de 85% de conclusão”. “E temos a possibilidade de continuar recebendo o lixo, o que resultará em economia para o município, sendo que o depósito será encerrado gradativamente dentro do prazo”, explicou.

Na ocasião, o presidente da Prudenco citou a construção do Centro de Triagem e Recilagem ao lado do aterro que oferecerá uma condição ideal para os catadores. Segundo Godoi, no prazo de funcionamento do aterro, a intenção é destinar os restos de construção civil, assim como outros resíduos específicos para locais qualificados. “Já o projeto final resultará na implantação de um parque ecológico que beneficiará toda região leste”, acrescentou.

O secretário do Meio Ambiente (Semea), Wilson Portela, explicou que o encerramento do lixão com autorização para disposição do lixo terá o prazo de um ano, sendo feito de forma controlada, com aterramento e tratamentos necessários. “Após o prazo, será realizado um estudo para dar um novo destino ao lixo produzido no município”, revelou.

Os esforços para o encerramento do lixão ocorreu ao longo da administração do prefeito Tupã, que buscou a solução desde 2009, ano em assumiu a gestão. Nesta época, o lixo ainda era depositado a céu aberto, sem os cuidados necessários.

“Com empenho de todos parceiros envolvidos, hoje o antigo lixão ganhou um novo visual através do modelo de aterro controlado, que resultará principalmente na melhoria da qualidade de vida aos moradores da região”. Em nome da Comissão do Distrito Industrial, o agradecimento a obra de encerramento foi realizado através de José Roberto Salioni.

Cronograma do encerramento do lixo – Em 2009 foi firmado o TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) com o Minitério Público, onde a Prudenco se comprometeu a dar um destino qualificado com o espalhamento e a compactação de forma correta. Em 2012 foi elaborado o projeto técnico e no ano seguinte concluída a previsão orçamentária na ordem de R$ 14 milhões. No mesmo ano, começou o monitoramento da área e análises laboratoriais para definição da área contaminada e a abrangência das obras.

Em 2014, a Prudenco recebeu certificado de viabilidade técnica de captação de chorume, no qual a Sabesp confirmou o recebimento e tratamento do chorume na estação elevatória. O encerramento seguiu em 2015 com o cercamento e delimitação do aterro, bem como as inspeções da Cetesb. Paralelamente, o município ofereceu todo apoio as cooperativas de lixo Cooperlix, e aos catadores.

Em setembro de 2015 teve início a reconformação de toda área do aterro, contrução dos postes de concreto, tubulação e substituição das lagoas de chorume por lagoas de concreto de tratamento. No aterro, foi realizado todo plantio de gramas do maçico, que resultou numa nova estética com melhora significativa na visão do aterro, que, por fim, se transformará em um Parque Ecológico.

Na placa inaugural constam os agradecimentos a todos que diretamente ou indiretamente fizeram parte da execução da obra. Projeto: Luiz Sérgio Cepolina. Execução do projeto, Ronald Penteado. Os agradecimentos foram feitos a comissão composta pelo procurador da República, Luiz Roberto Gomes, ao até então vice-presidente da Cetesb, Nelson Bugalho, professor da Unesp, Antônio Cézar Leal, e demais colaboradores.