O Programa de Mobilização Social Seja Gentil, que consiste numa parceira entre Prefeitura de Presidente Prudente e Colégio Braga Mello, promoveu, na manhã desta quarta-feira (30/11), a formalização da parceira com a Polícia Militar do CPI-8 (Comando de Policiamento do Interior) para 2017 que envolverá capacitações sobre o tema. O ato de encerramento das ações do Seja Gentil em 2016 e agradecimento aos parceiros reuniu entidades de Prudente e região, no 18º Batalhão da Polícia Militar de Presidente Prudente.

O evento contou com o lançamento do hino do movimento Seja Gentil, de autoria do compositor Bill Duque e arranjo feito pelo Projeto Camerata sob a regência do Maestro Luizão.A cerimônia também contou com apresentações musicais do ‘Coral Divina Providência’, presidido pelo Frei Jacó do Hospital Regional (HR). No ato, foram feitas homenagens ao Governo Municipal com placas de agradecimento ao prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’ e ao vice-prefeito Marcos Vinha, recebidas pelo chefe de Gabinete Feiz Abbud e pelo secretário de Tecnologia da Informação (Setec), Rogério Alessi.

Para o mentor do projeto, o diretor do Colégio Braga Mello, Antônio Mello, a participação da Prefeitura de Prudente foi fundamental na concretização do projeto que começou no colégio e expandiu para diversas cidades. Segundo ele, a mobilização continuará no ano de 2017 através da parceira com a Polícia Militar/Copom. “Estaremos espalhando gentileza pelo Brasil, pois, essa é a vontade de Deus”, destacou.

Na ocasião, o Tenente Coronel da Polícia Militar, Saraiva, destacou que a ferramenta ‘Seja Gentil’ ajudará na capacitação dos policiais militares para que eles tenham uma visão mais ampliada e humanizada das situações de ocorrências. A proposta deve contribuir para o surgimento de uma consciência capaz de causar mudanças significativas nas relações interpessoais consolidando a gentileza nos seus atos e atitudes.

A capacitação envolverá os policiais militares e parceiros vinculados ao sistema Órion, que consiste numa ferramenta de software utilizada pela PM. O sistema reúne informações referentes às ocorrências policiais e outras demandas. As informações são compartilhadas junto às instituições parceiras que atuam na resolução conjunta de ocorrências e conflitos familiares, além do gerenciamento de crises.

De acordo com a coordenadora do Seja Gentil, Paulina Paulino, o sistema Órion da PM, pioneiro no Brasil, ‘abraça’ o Seja Gentil que entrará como forma de apoio para a sensibilização do público que atende a comunidade de abrangência do 18º Batalhão. “A missão de uma administração de zelar pelo bem-estar da população e oferecer segurança irá melhorar ainda mais”, desta Paulina.

Por fim, a respeito da capacitação do projeto Órion, o Tenente Garrido explicou que humanização é uma característica do CPI-8 e Órion, que possuem uma dinâmica social. “Com a parceria percebemos que podemos melhorar ainda mais a atuação nas ocorrências policiais”, revela.

A implantação do Seja Gentil no 18º Batalhão da Polícia Militar consistirá na capacitação de todos os municípios de abrangência, que proporcionará o treinamento com base nas ferramentas do projeto Seja Gentil.