A Praça 9 de Julho no centro de Presidente Prudente sediará neste quinta-feira (10/11) e sexta-feira (11/11) das 9h às 16h, a 19ª edição da Expodefic (Exposição e Feira de Trabalhos Artesanais da Pessoa com Deficiência).A feira reunirá trabalhos artesanais de 10 entidades assistenciais da cidade, além de apresentações culturais e musicais. A abertura solene da feira ocorrerá na quinta-feira (10) às 9h com a presença de autoridades a apresentação do Coral da Associação de Peregrinação do Rosário.

A organização da Expodefic é da Secretaria Municipal de Cultura (Secult) em parceria com as entidades. Nas barracas da Expodefic estarão sendo comercializados os trabalhos confeccionados nas oficinas terapêuticas ao longo do ano. Haverá diversas apresentações culturais e musicais do Teatro de Arena, da Praça 9 de Julho.

Conforme uma das coordenadoras a auxiliar de Biblioteca da Secult, Sueli de Araújo soares, a feira tem como objetivo propor a inclusão social da pessoa com deficiência, para mostrar que elas são capazes de produzir artesanatos e desenvolver talentos, bem como de ajudar as entidades na arrecadação de fundos para a compra de novos materiais para as oficinas terapêuticas.

Segundo Araújo, “os assistidos estarão presentes comercializando seus produtos nas barracas, bem como realizando apresentações culturais e musicais no teatro de arena que fica Praça 9 de Julho”. Participam ainda da organização da feira os funcionários da Secult, Sônia Vilela e Roberto Rodrigues de Oliveira.

A Expodefic traz como slogan ‘A arte comprova a capacidade’. De acordo com a organização, “a iniciativa é uma forma de incentivar, revelar, valorizar e divulgar o trabalho realizado por elas e entidades ligadas aos mesmos, favorecendo a diminuição da discriminação e promovendo a inclusão social”.

A Expodefic conta com duas edições ao longo ano, a primeira é feita no mês de maio alusivo ao Dia das Mães e outra mês de novembro, que antecede o período natalino.

As entidades participantes da Expodefic são: Unipode (União das Pessoas com Deficiência); Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais); Carim - Associação de Apoio ao Paciente Renal Crônico; Núcleo Ttere; Associação de Desenvolvimento Crianças Limitadas-Lúmen Et Fides; Associação de Peregrinação do Rosário; Associação Assistencial Adolpho Bezerra de Menezes; Associação Filantrópica de Proteção ao Cego; Ambulatório Regional de Saúde Mental e Sala de Recursos para Deficientes Visuais da Escola Estadual Profº Hugo Miele.

Confira a programação da Expodefic. Na quinta-feira (10/11) solenidade de abertura às 9h e às 9h10 haverá apresentação do Coral da Associação de Peregrinação do Rosário. Seguida da apresentação do projeto Dança in Prudente, às 9h30. No período da tarde, às 14h apresentação projeto Guri; às 14h30 Dança e Teatro ‘Núcleo Ttere; às 15h Dança In Prudente; às 15h30 Prática de Choro- Escola Municipal de Artes.

Na sexta-feira (11/11) 9h30 Grupo Musical ‘Vida e Luz’ da Associação dos Cegos; 11h Música solo com Renata da Associação dos Cegos; 12h Alisson Theles professor música da Secult/ 14h Dança Unipode e às 14h30 Apresentação Capoeira Unipode.