O prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’ e o secretário municipal de Assuntos Jurídicos e Legislativos, Amadis de Oliveira Sá receberam na tarde desta segunda-feira (07/11), integrantes da Federação Prudentina de Teatro e Artes Integradas (FPTAI) – Coletivo Galpão da Lua Barbosa integrantes, que desde 23 de outubro ocupam um barracão localizado na área da antiga Estação Ferroviária da cidade.

Os artistas alegam que saíram do galpão onde estavam anteriormente na Vila Brasil desde 2011 porque tornou-se inviável o pagamento do aluguel. “Ocupamos o barracão sabendo que o prédio foi incorporado ao patrimônio da União, ou seja, uma propriedade pública fechada há anos”, disse Luiz Valente.

A intenção do grupo é regularizar a situação de ocupação para continuar a desenvolver projetos culturais e gratuitos para a população. Para tanto, e protocolizaram um pedido para que a prefeitura e a Câmara Municipal servindo como mediadores junto à SPU (Secretaria do Patrimônio da União), para que consigam uma permissão de uso, ou termo de posse, ainda que provisória, do barracão ocupado.

“Queremos regularizar essa situação, já que o espaço precisa de reformas, que inclusive já foram iniciadas, já que o prédio tem um valor histórico, tudo tem que ser feito preservando as características do padrão arquitetônico original do lugar que se encontra muito deteriorado. O barracão deve servir de apoio para ensaios e produção artísticas dos grupos que pertencem à Federação”, afirmou Valente.

De acordo com o secretário Amadis, o prefeito sinalizou positivamente e será estudada a melhor forma de encaminhar essa solicitação à SPU. “Enviaremos um ofício e aguardaremos a manifestação da SPU se há ou não interesse na formalização dessa permissão”, finalizou Amadis.