As equipes da Central de Ambulância 192, serviço municipal de Presidente Prudente, encerraram nesta sexta-feira (28/10) o ciclo de capacitações e atividades voltadas a cerca de 40 funcionários do setor. O encerramento ocorreu junto com um café da manhã em homenagem ao Dia do Funcionário Público, além de atividades laborais. Conforme o coordenador da Central de Ambulância 192, Marco Aurélio Lúcio, as capacitações realizadas durante o ano de 2016 tiveram como objetivo aprimorar o atendimento humanizado de forma eficiente a toda população.

Nesta semana, na quarta (26) e quinta-feira (27), a Central de Ambulância promoveu a última capacitação que abordou o tema: Suporte Básico de vida Neonatal e Assistência a gestante e ao parto. “Os cursos de atualização são baseados na humanização ao paciente que necessita de socorro de urgência visando melhorias nos atendimentos”, destaca.

Os cursos beneficiaram as equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) que são compostas por enfermeiros, auxiliares de enfermagem e motoristas. Os treinamentos e simulações fazem parte da política de atualização profissional do 192 de Prudente. As atividades foram realizadas em parceria com o Corpo de Bombeiros e o Grupo de Resgate e Atenção às Urgências (Grau).

Conforme o coordenador, as atualizações ocorrem no Laboratório de Simulação Realística da Unoeste, além do Corpo de Bombeiros, entre outros espaços. O coordenador adianta que em novembro será iniciado o cronograma de cursos referentes ao no de 2017.

Em 2016, foram abordados os seguintes temas: Intoxicação Medicamentosa e Oxigenoterapia; 1º Simpósio do Atendimento Pré-Hospitalar; Suporte Básico e Avançado Adulto; Suporte Básico Pediátrico; Tratamento Humanizado aos Pacientes; Assistência a gestantes e realização de partos, técnicas de Atendimento Pré-Hospitalar (APH); além das simulações de acidentes.

Serviço: A Central de Ambulância de 192 fica na Avenida Coronel Marcondes, 2.135, defronte a Santa Casa.