Neste sábado (29/10), o Carim (Associação de Apoio ao Paciente Renal Crônico) de Presidente Prudente realizará a Campanha ‘Junto e Misturado’. A ação será uma mobilização voltada para conscientizar a população sobre questões ligadas à saúde e ao âmbito social, com foco voltado para a importância da doação de órgãos. As ações serão às 15h, com estrutura montada no Parque do Povo, nas proximidades da base da Polícia Militar, defronte a TV Fronteira.

Para a realização da iniciativa, o Carim contará com a colaboração de algumas empresas locais, órgãos públicos municipais e estaduais e de outras entidades, como a Santa de Misericórdia e o HR (Hospital Regional) de Presidente Prudente, que darão informações sobre a importância da doação de sangue, e a Madu Medula, que promoverá ações voltadas para doação de medula óssea.

Outra atração do evento será a ‘Caminhada Pela Vida’. Na oportunidade, sete grupos apaixonados por estradas, entre eles, quatro motoclubes, dois de ciclistas e um automóvel clube, percorrerão um trajeto de pouco mais de quatro quilômetros, entre o EuroMarket, passando pela Rua Cyro Bueno, Parque do Povo, até chegar ao ponto central do evento. Esta ação contará com apoio da Semav (Secretaria Municipal de Assuntos Viários) e da Polícia Militar.

“O objetivo do evento é levar à população a importância da doação de órgãos. Para ser doador é simples, basta informar a sua família que você é doador, sendo que é a família que irá permitir a doação. Por isso é importante deixar bem claro a eles”, explica Elaine de Oliveira Silva Almeida, assistente do social do Carim.

A representante da entidade fala também sobre a importância da participação popular, que é o público-alvo da campanha de conscientização. “O Carim teve a iniciativa de realizar o evento para que as pessoas possam se conscientizar que a doação está em um todo e que todos podem contribuir com o ato de amor. Doadores, voluntários, parceiros, enfim, juntos podemos fazer a diferença na vida de pessoas que não conhecemos. Lembrando que quem faz a doação não morre, sua vida continua em outra vida. Doe vida, doe órgãos”, ressalta.

Além de conscientização social e das mensagens voltadas à importância da doação de órgãos, a Campanha ‘Junto e Misturado’ levará também entretenimento ao público. A equipe da rádio 98 FM e cinco DJs da região animarão à tarde no local. Já uma equipe do Corpo de Bombeiros dará orientações sobre primeiros socorros e massagem cardíaca.

Vale afirmar ainda que o Bar Don Corleone, na Avenida 14 de setembro, 2.474, em frente ao espaço da campanha, estará arrecadando alimentos em parceria com o Carim. O estabelecimento já realiza a campanha ‘Troco Solidário’, também no intuito de colaborar com a entidade e os assistidos. (Assessoria de Imprensa – Carim)