O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) confirma, nesta terça-feira (25/10), mais 35 casos de LVC (Leishmaniose Visceral Canina) em Presidente Prudente. Desses, 33 são autóctones, ou seja, contraídos no município, e outros dois são importados. Do total, o órgão informa que 28 foram confirmados pelo próprio CCZ e os demais, sendo sete, por clínicas particulares.

De acordo com o CCZ, os 35 casos estão espalhados por diversos bairros de Prudente. São eles: João Domingos Netto, com seis catalogações; Anita Tiezzi e Residencial São Paulo, com três cada; Monte Carlo, Leonor, Colina do Sol, Paulista e Villa Real, com dois cada; e Estoril, Formosa, São Sebastião, São Gabriel, Cedral, Mediterrâneo, Tabajara, Ana Jacinta, Eldorado, Castelo Branco, Maracanã, Floresta do Sol e Monte Alto.

Com os novos casos, Prudente contabiliza 142 catalogações positivas, sendo 130 autóctones e 12 importadas. “Dos 35 cães [divulgados hoje], cinco foram confirmados através das coletas que fizemos durante a Campanha de Vacinação Contra a Raiva e os demais pelo trabalho de rotina do CCZ e por clínicas particulares”, detalha Célio Nereu, médico veterinário responsável pelo órgão municipal.

De acordo com Célio, a população deve se preocupar com a doença e garantir as medidas preventivas contra o mosquito Palha, vetor da doença. “A prevenção ainda é a melhor forma de combater a doença”, conclui.