O 7º Salão do Livro de Presidente Prudente chegou ao fim nesse domingo (23/10) no IBC Centro de Eventos. Em 10 dias de programação, o maior evento literário registrou mais de 82 mil visitantes vindos de 24 cidades, incluindo Prudente e toda região, bem como dos quatro distritos prudentinos. O evento já integra o calendário cultural da cidade e deixa sua marca. Para 2017, a iniciativa estará repleta de atividades culturais para crianças, jovens e adultos, além de diversas novidades.

No IBC Centro de Eventos foram montados diversos espaços multiuso: Ateliê de Ideias, Arena Cultural, palcos de shows, praças de leitura, praças de alimentação, Biblioteca Móvel e Saúde Bucal. Durante a programação, os visitantes puderam conferir 16 diferentes tipos de atividades: teatro, sarau, música, dança, além da exposição e venda e livros, oficinas, palestras, lançamentos literários, workshops, lançamentos literários, dentre outros.

No maior evento literário realizado pelo Governo Municipal através da Secretaria de Cultura (Secult) e parceiros, estiveram representadas 500 editoras, totalizando aproximadamente 10 mil livros. O Literando Prudente recebeu nove autores para participar de lançamentos literários e outros 13 autores estiveram presentes em bate-papos com alunos de escolas e instituições.

No Salão de Livro de 2016 foram realizados 15 lançamentos literários que envolveram a participação de escolas e autores consagrados. Em relação às atividades infantis, foram contabilizados 4.720 acessos culturais, totalizando 60 horas de atividades de contação de histórias. Já a Biblioteca móvel contabilizou 4.583 acessos, totalizando 110 horas de atividades.

Outra iniciativa que teve continuidade neste ano de 2016 foi o ‘Chequelivro’, no valor de R$ 100 mil distribuídos às bibliotecas das escolas da Rede Municipal de Educação. Com a utilização do Chequelivro, os gestores de ensino puderam adquirir novos títulos para beneficiar os alunos.

O Salão do Livro contou com 14 apresentações diversas entre shows, encenação de teatros, além de apresentações culturais dos alunos do Programa de Educação Integral Cidadescola, das oficinas de dança, flauta, percussão mirim, metais e coro cênico. No Salão do Livro, ocorreu o X CLIPP (Concurso Literário de Presidente Prudente) que teve 560 inscritos, sendo 1.300. Deste total, foram 117 textos selecionados e 116 autores selecionados.