Trinta unidades de saúde, entre UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e ESFs (Estratégias de Saúde da Família), estarão abertas neste sábado (22/10), das 8h às 17h, em Presidente Prudente. Isso porque o Governo Municipal, por meio da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), aderiu ao Movimento Internacional ‘Outubro Rosa’ e realizará o Dia ‘D’ da iniciativa na cidade.

Ao longo do dia, as mulheres que passarem pelas unidades poderão realizar o autoexame da mama, bem como solicitar a mamografia, fazer a coleta do Papanicolau, a testagem rápida para HIV e Sífilis e passar por atendimento odontológico. Além desses exames, nas UBSs do Jardim Santana, Villa Real, Cohab e na ESF do Parque Alvorada, as prudentinas também terão a disposição orientações nutricionais.

De acordo com informações da Sesau, todas as mulheres acima dos 35 anos podem fazer mamografia. Além dessas, as que têm história de nódulos ou caroços no seio, bem como as que têm histórico familiar da doença. Mais que isso, a pasta lembra que há a faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde, sendo esta composta pelas mulheres dos 50 aos 69 anos, sendo o exame chamado de mamografia de rastreamento.

Além de destacar a importância do autoexame da mama e da mamografia, a Sesau afirma ainda que é “superimportante” que as mulheres façam a coleta do Papanicolau, uma vez que o índice do câncer de colo de útero é alto e a “melhor forma de prevenir é realizar o exame”.

Por fim, a Sesau ressalta que o Dia ‘D’ é um dia especial para acolher todas as munícipes de Prudente que têm a vida corrida e não conseguem ir durante o dia-a-dia realizar os exames preventivos. “As unidades estarão voltadas a elas. O profissional que estará na unidade, estará lá especialmente para acolhê-las. É um momento de cuidar da saúde, já que os serviços visam intensificar o autocuidado e o diagnóstico precoce de doenças”.

Serviço – No sábado, estarão abertas as UBSs dos bairros Belo Horizonte, Ana Jacinta, Guanabara, São Pedro, Villa Real, Brasil Novo, Cedral, Santana, Cohab, São Judas e Centro. Estarão abertas também as ESFs dos bairros Maré Mansa, Bela Vista, Montalvão, Humberto Salvador, Belo Horizonte, São Pedro, Guanabara, Cambuci, Alvorada, Morada do Sol, Floresta do Sul, Maracanã, Leonor, Eneida, Ameliópolis, Marcondes, Nova Prudente, Regina e Primavera.