A 7ª edição do Salão do Livro conta com diversas atividades literárias, que ocorrem até domingo (23/10) no IBC Centro de Eventos, das 9h às 22h de segunda a sexta-feira, e aos sábados e domingos das 14h às 22h. A programação tem a participação especial dos alunos do Programa Cidadescola. Nesta quinta-feira (20/10) entre as atividades do período da manhã, a atração musical ficou por conta da oficina de Percussão Mirim da Escola Municipal Giseli Dalefi.

A oficina de percussão apresentou o ritmo dos instrumentos bumbos, caixas e pratos. Uma nova apresentação ocorrerá nesta sexta-feira (21) às 10h da manhã, desta vez, com a participação dos alunos da Escola Municipal José Soares Marcondes, do bairro do Bosque. A oficina de percussão é ministrada pelo professor Roberto Pereira da Silva.

Conforme a coordenadora do eixo Cultura e Arte do Cidadescola, Valdirene Aparecida de Oliveira Rosa, as apresentações diárias envolvem mais de 100 alunos do Cidadescola, durante toda programação do Salão do Livro, que ocorre do dia 14 ao dia 23 de outubro. A coordenadora ressalta importância da iniciação musical, para desenvolver as habilidades dos alunos, que farão parte da Banda Marcial do Cidadescola.

Na EM Gisele Dalefi, a oficina de percussão apresentada hoje atende mais de 130 alunos do 1º ao 5º ano, com idade entre seis e 10 anos. “Para participar do Salão do Livro trouxemos as diferentes atividades que são desenvolvidas no Cidadescola”, revela a coordenadora. As apresentações incluem as oficinas de flauta doce, metais, percussão mirim, oficinas de dança, além da prática circense.

No Salão do Livro, além das atrações do Cidadescola, o público pode visitar os 37 estandes com mais de 500 editoras. O evento conta com diferentes espaços, como Biblioteca Móvel, Praça de Leitura, intervenções artísticas, exposições, teatro, sarau, palestras, lançamentos, bate-papo com autores, atividades infantis, workshops, sessões de autógrafos, praças de leituras, entre outros.

Confira a programação para quinta-feira (20/10):

10h – Arena Cultural - Apresentação de Percussão Mirim do Projeto Cidadescola EM Giseli Dalefi

10h30 – Ateliê de Ideias – Bate-papo com Elaine Amorim e alunos da EE Joel Antonio de Lima Genésio.

13h – Arena Cultural – Apresentação da produção do livro pelos alunos do Cidaescola da EM José Carlos João e presença dos autores Artele Piai e Laércio Zaramella.

19h30 – Ateliê de Ideias- Padre Jerônimo Gasques da Igreja São José de Prudente. Ele escreveu mais de 30 livros, alguns publicados na Venezuela, Argentina e México.

19h30- Arena Cultural- Bate-papo com o músico Rodrigo Santos baixista do Barão Vermelho.

Confira a programação para sexta-fera (21/10):

10h- Arena Cultural – Apresentação de flauta e percussão mirim do Programa Cidadescola EM José Soares Marcondes

10h – Ateliê de Ideias – Bate-papo com autora Regina Prieto com alunos e instituições.

13h30 –Ateliê de Ideias - Bate-papo com o editor-executivo do Jornal O Imparcial, Leandro Nigre.

14h –Ateliê de Ideias –Lançamento Literário do Projeto “Contos que Encantam”, da EM João Franco de Godoy.

19h30- Arena Cultural – Lançamento Literário: ‘A Caverna Encantada’ e ‘Deixa eu Contar um Sonho’ produzidos pelos alunos do Colégio Multiplus.

19h30 – Praça de Leitura –Lançamento Literário com autoras Renata Junqueira de Souza e Cyntia Graziella Guizelim Simões Girotto.

19h30 – Praça de Leitura –Lançamento Literário: Coletânea, contos, crônicas e poesias do autor Pedro Carlos Primo.

19h30 – Estande da APE (Associação Prudentina de Escritores) – Lançamento literário poemas Emília de Matos Maltempi.

O Salão do Livro é realizado através da Secretaria de Cultura (Secult) com organização da Spoladore Eventos, em parceria com o Instituto Nacional para a Literatura e Cultura (INLC) e apoio de O Imparcial e Caixa Econômica Federal.