Com a presença do ex-atleta Claudinei Quirino, medalhista de prata nos Jogos Olímpicos de Sidney em 2000, o Coordenador da Juventude, Juliano Borges, esteve reunido na manhã desta quarta-feira (19/10) com parceiros para discutir a realização da segunda edição das Olimpíadas da Juventude, bem como definir o calendário do evento e organizar os últimos detalhes. O Atletismo será a novidade desta edição.

O principal objetivo da competição é fomentar a prática esportiva entre os jovens da cidade e enaltecer o espírito esportivo e a troca de experiências. “A magia do esporte não é só ganhar, mas ele te ensina a perder, a ganhar, a respeitar as regras, horários e reconhecer quando você perdeu ou ganhou. É importante que você tenha esta vivência que você vai levar para o resto da vida. A vida do ser humano é sempre uma grande competição”, pontua Quirino.

“São duas coisas que acho importante. Em primeiro, pois, para o esporte crescer em uma cidade, todos tem que se unir. Isso é uma das coisas mais importante. A segunda é a participação dos jovens. Estaremos apresentando alguns tipos de modalidades esportivas para os jovens. Então, o jovem que tem um tempo ocioso estará praticando, competindo e tendo uma vivência”, acrescenta.

Nesta edição do torneio, marcado para acontecer no final de novembro, haverá duas categorias em ambos sexos: de 15 a 17 anos e 18 a 29 anos. Na oportunidade, serão disputadas as modalidades de atletismo, basquete 3x3 (três por três), futebol de salão, handebol e vôlei. A previsão para abertura das inscrições nas modalidades é dia 31 de outubro.

“Nos próximos dias, vamos conversar com mais parceiros que são fundamentais para somar conosco e fortalecer este projeto. A ideia é fazer com que ele seja cada vez mais disputado e com a participação maior dos jovens“, pontua Juliano Borges.

A ação, que ano passado atraiu diversos jovens e pessoas da cidade, é uma iniciativa da Coordenadoria da Juventude do Governo de Presidente Prudente e tem grande apoio do prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’ e da secretaria de Esporte, através da secretária Tute. “Este apoio fundamental é resultado da primeira edição, que teve um bom número de participantes”, conclui Borges.

Além de Claudinei Quirino e a assessora Flavia Mazzete, marcaram presença na reunião os representantes da empresa Performance Júnior do curso de Educação Física da Unesp de Presidente Prudente, Diego Kanashiro e Renan Silva Buccki, e o educador físico André Gustavo.