Mais uma vez Presidente Prudente é destaque no Brasil. Isso porque em matéria veiculada na Revista Exame, que elenca os melhores e piores municípios do país em qualidade de vida, a Capital do Oeste Paulista ocupa a 49ª colocação no Ibeu (Índice de Bem-Estar Urbano), isso entre as 5,565 mil cidades do Brasil. Já em relação ao Estado de São Paulo, que dominou o ranking, Prudente aparece na 40ª posição.

De acordo com a matéria, quando mais próximo da nota 1,0, melhor é a condição de bem-estar da cidade. No levantamento inédito do Observatório das Metrópoles, coordenado pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Prudente atingiu nota 0,918. Durante a pesquisa, foram levados em consideração cinco fatores, sendo mobilidade urbana, condições ambientais e habitacionais, serviços coletivos urbanos e infraestrutura.

O bom índice de Prudente se deve aos feitos em áreas vitais, como educação, com a implantação do Programa de Educação Integral Cidadescola, construção de 18 novas creches, bem como de UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), sendo uma já em funcionamento e outra em fase de construção, quatro praças da Juventude e Longevidade, instalação de 135 ATIs (Academias da Terceira Idade), recapeamento de 90% de cidade, entrega de milhares de residências do Programa ‘Minha Casa Minha Vida’, entre outros feitos.

É válido afirmar ainda que a tendência é melhor ainda mais o índice, isso com a finalização do lixão, que segue em andamento, e um transporte coletivo ágil e racional a ser implantado com o Plano de Transporte Coletivo, já em vigor.

De acordo com o prefeito em exercício, Marcos Vinha, Prudente tem muito a comemorar e esse é mais um legado deixado pelo atual Governo. “Nos últimos oito anos, realizamos investimentos relacionados ao bem-estar e a qualidade de vida da população, o que reflete neste índice positivo e que mais uma vez nos coloca em destaque a nível Nacional”, enaltece.