Ate esta sexta-feira (30/09), o Governo Municipal, por meio da Setec (Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação), concluíra a instalação do Projeto ‘Cidade Digital’, que oferece sinal gratuito de internet, no Shopping Popular, localizado na Praça da Bandeira e conhecido popularmente como ‘camelódromo’.

De acordo com o secretário da Setec, Rogério Alessi, no local está sendo instalado um rádio outdoor, ou seja, ao ar livre, que será capaz de receber 600 conexões simultâneas, o que ela estima que poderá atender cerca de mil pessoas. Além disso, o secretário informa que aos sábados o sinal receberá reforço, isso porque será transferido para o local o sinal que não é utilizado pela Prefeitura aos finais de semana.

Alessi esclarece também que a conexão será possível apenas na área externa dos boxes e naqueles que têm contato com a área externa. “A cobertura de zinco impede que o rádio outdoor atinja o sinal dos boxes. Entretanto, prevemos para dezembro a ampliação do Cidade Digital. Ou seja, deveremos instalar um rádio indoor [interior] para contemplar a área interna dos boxes”, explica.

Além da área externa do camelódromo, sendo da entrada principal até o playground da Praça da Bandeira, o secretário diz que a capacidade de conexão do rádio outdoor será até uns 50 metros do Calçadão da Avenida Tenente Nicolau Maffei, isso “dependendo do aparelho utilizado pelo transeunte”.

O secretário afirma ainda que a instalação do Projeto Cidade Digital no Shopping Popular atende uma reivindicação dos funcionários e consumidores. “Assim, esperamos que isto seja mais um atrativo para fomentar o comércio local”, destaca.

Por fim, ele revela que tão logo o sinal de internet gratuita deverá ser liberado nas ESFs (Estratégias de Saúde da Família) dos jardins Leonor e Maracanã, inauguradas recentemente, bem como na ESF do Conjunto Habitacional João Domingos Netto, que deverá ser inaugurada no próximo mês.