Segue até às 17h deste sábado (24/09), no recuo do Parque do Povo, nas proximidades da base da Polícia Militar, mais uma edição do Pit Stop. Durante a ação, que integra a programação oficial da Semana Nacional de Trânsito em Presidente Prudente, além da preocupação com a segurança veicular, o Pit Stop também terá um foco solidário. Isso porque em troca de avaliação, os proprietários dos veículos deverão doar um quilo de alimento não perecível, com exceção de sal. As doações serão entregues a entidades assistenciais do município.

O Pit Stop é realizado pelo Narp (Núcleo Automotivo da Região Prudentina) em parceria com a Semav (Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública) e Acipp (Associação Comercial e Empresarial de Presidente Prudente).

De acordo com o presidente do Narp, Newton Kato, a expectativa é de que sejam atendidos cerca de 200 veículos. Quanto à novidade de arrecadação de alimentos, ele explica que o objetivo é aproveitar o Pit Stop, que já é um evento consolidado em Prudente, para propagar a solidariedade e ajudar o próximo.

O assessor de secretaria da Semav, Renato Gouvêa, destaca que esta é a oitava edição do Pit Stop e que desde 2014 o evento conta com a parceria da Semav e integra o cronograma de atividades locais da Semana Nacional do Trânsito, que ocorre até este domingo (25).

“Essa inspeção veicular é muito importante para a segurança viária, já que as condições do veículo são essenciais para uma boa dirigibilidade. Também teremos dois bloqueios educativos neste sábado [24] com distribuição de material informativo da Semana Nacional de Trânsito. Um realizado pela equipe da Porto Seguro Auto e outro com a participação do Grupo de Escoteiros Guayporé”, pontua Gouvêa.

O bloqueio educativo citado por Gouvêa segue até às 15h deste sábado, no semáforo da Avenida 14 de Setembro com a Manoel Goulart. Na oportunidade, há a entrega de sacolas de câmbio, contendo lixocar e material educativo. Já neste domingo (25), ocorre o encerramento da Semana Nacional de Trânsito ocorre a ação ‘Empresa Consciente no Trânsito’, realizado pela 5ª Cia da Polícia Militar, Semav e motociclistas. Será às 16h30, no recuo do Parque do Povo, nas proximidades da base da Polícia Militar.

Inspeção veicular – Embora o Pit Stop seja realizado neste sábado, nessa sexta-feira (23) houve uma breve inspeção veicular promovida pelos alunos do curso de Mecânica Automobilística do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).

A condutora Francilene Braga, que participou da inspeção veicular, disse ser essencial a iniciativa. “São ações básicas que fazem a diferença no dia a dia do trânsito. Muitas pessoas não verificaram [o veículo] em virtude da correria do dia ou por não ter orientação. Essa ação é ótima para aprender um pouco, tirar dúvidas e a partir de agora dar mais importância para essas pequenas coisas que podem evitar um acidente”, destacou.

Já o instrutor de práticas profissionais do Senai, Júlio Ângelo Xavier, disse que além do intuito é prevenir acidentes, a ação representou um momento importante na formação dos alunos, uma vez que os mesmos “já que começaram a ter contato com proprietários de veículos, o que representará, no decorrer do curso, em mais segurança para lidar com veículos e pessoas”.