Em mais um sábado, a VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal) promoverá a intensificação no BCC (Bloqueio do Controle de Criadouros). A ação de amanhã (24/09), que ocorre das 8h às 16h, contemplará das áreas 1 e 4 de Presidente Prudente.

De acordo com a VEM, na área 1 os agentes percorrerão os seguintes bairros: Vale do Ribeiro, Vale do Café, Vale dos Reis, Vale do Sol e Residencial Universitário. Já na 4, os contemplados são: Jardim São Pedro, Vila Líder, Jardim São Bento, Jardim Santa Mônica, Vila Rotária, Jardim Cambuci, Jardim Paraíso e Parque José Rotta.

Vale lembrar que durante a ação não há o recolhimento de recipientes, mas sim a visita do agente à residência do munícipe. Segundo a educadora de saúde da VEM, Elaine Bertacco, é importante que os moradores acompanhem a visita para que saibam os locais propícios que possam acumular água e servir como criadouro do Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya. Ela diz também que caso necessário o agente poderá utilizar o larvicida.

Elaine pontua ainda que embora a VEM esteja reforçando o combate aos focos do Aedes visando o verão, muitos moradores parecem não estar empenhados. “Temos a impressão que os munícipes se esqueceram da epidemia enfrentada pelo município. O verão, que é estação mais propícia para proliferação do mosquito, se aproxima e muitos parecem que não estão se importando em deixar água parada”, relata.