Há exatamente um ano e um dia, o prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’ entregava as chaves das 2.343 residências do Conjunto Habitacional João Domingos Netto. Hoje (17/06), um ano e um dia após o ato, o chefe do Executivo voltou ao local para inaugurar a Escola Municipal de Ensino Infantil ‘Sylvia Marlene Pereira Faustino – Sylvinha’, que já a partir do dia 26 deste mês, começará a atender 150 crianças com idades entre 0 e 5 anos, nos períodos parcial e integral.

Durante o ato, que foi abrilhantado pelas apresentações da Banda Marcial do Programa de Educação Integral Cidadescola, inclusive com a música ‘Tema da Vitória’, o prefeito disse que a canção definou a homenageada. “Uma pessoa que foi vitoriosa e que nos deu exemplo de superação. Que quem passar por aqui, possa se espelhar em uma pessoa que venceu obstáculos. A homenagem é o reconhecimento da grandeza que a Sylvia demonstrou um dia”, enalteceu.

Em nome da família, o cunhado de Sylvinha, José Bueno Fernandes Neto, agradeceu a todos que proporcionaram a homenagem que eterniza o nome de Sylvia. “A família Faustino Pereira sente-se honrada e agradecida. Tive a oportunidade de conviver com a Sylvia por alguns anos e ela foi um exemplo, pois nenhuma limitação a impediu de alcançar o conhecimento e a cultura. Nada mais propício que uma escola com o nome dela. Que todos que aqui passarem tenham espírito guerreiro e não desistam nunca”, pontuou.

Já a diretora da unidade de ensino, Rosângela Aparecida Castro Serafim, afirmou que todos estão felizes com a conquista e disse aos moradores que podem ter “certeza que vossos filhos terão continuação numa educação de qualidade”.

A titular da Seduc (Secretaria Municipal de Educação), Ondina Barbosa Gerbasi, assim como os demais, afirmou ser uma homenagem justa. Além disso, parabenizou a Banda do Cidadescola, que, inclusive, conta com vários ex-alunos da Rede Municipal de Ensino.

Ainda ao fazer uso da palavra, Tupã pediu aos moradores que cuidem da escola que leva o nome de uma guerreira. “Que a Sylvinha sirva de exemplo”. Na mesma linha de raciocínio, o prefeito em exercício, Marcos Vinha, pediu aos munícipes do bairro que cuidem da unidade que é um patrimônio público. Pediu ainda que a equipe escolar cuide das crianças como se fossem seus próprios filhos, sobrinhos ou netos.

Vinha disse também que investir em educação não é gasto. “É dever de um homem público dar o melhor para que as crianças tenham uma vida digna e honrada. Além disso, agradeço a família Faustino Pereira e digo ainda que a Sylvinha deve estar muito feliz de emprestar o nome dela a essa escola”, concluiu.

A escola – A unidade que fica no Conjunto Habitacional João Domingos Netto e é resultado de parceria entre os governos Municipal e Federal, por meio da CEF (Caixa Econômica Federal), foi construída pela Construtora Lomy Engenharia, vencedora de licitação. A escola, que tem 918,70 metros quadrados (m²), foi orçada em R$ 2.469.245,45 e atenderá 150 alunos com idades entre 0 e 5 anos. No local, há salas de atividades, multiuso, refeitório, fraldário, lactário, solários, sanitários, pátio coberto, playground, espaços administrativos, dentre outras dependências.

A homenageada – Sylvia Marlene Pereira Faustino nasceu em 9 de janeiro de 1951, sendo a filha mais velha do casal Benedito Faustino e Maria Marlene Pereira Faustino e irmã de Simone, Silvana, Sandra e Marcelo. Sylvia foi um bebê aparentemente saudável, chegou a engatinhar, mas nunca andou. Entre diferentes diagnósticos, apenas pouco antes de sua morte, que foi em 19 de janeiro de 2009, os médicos deram o diagnóstico definitivo de Amiotrofia Espinhal tipo III. Mesmo com todas as dificuldades, cursou o ensino fundamental na Escola Nossa Senhora de Lourdes, em Santos, e amava estudar e ler. Em 1990, quando os pais retornaram a Prudente, deu sequência aos estudos na Escola Municipal ‘Dr. João Franco de Godoy – Navio’ e frequentou reuniões e atividades da Unipode (União das Pessoas com Deficiência).