Segue com programação, até o fim da tarde desta quinta-feira (25/08), no Teatro Municipal ‘Paulo Roberto Lisbôa’, o ‘1º Seminário Internacional de Ergonomia da Atividade – Questões de Saúde e Segurança do Trabalho’. Além de representantes, profissionais e estudantes dos órgãos realizados, que são o Cerest/PP (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – Regional de Presidente Prudente) e Núcleo de Estudos e Pesquisa em Ergonomia da Unesp (Universidade Estadual Paulista).

De acordo com a coordenadora do Cerest, a fonoaudióloga Meire Aparecida Judai Barretto, quando se trata de ergonomia, não se fala apenas das questões físicas. “Ao contrário do que pensamos, os móveis têm que estar adequados, a postura, enfim, tem que haver todas as adequações possíveis ao trabalhador. Quando se fala em ergonomia, há ainda as questões físicas, de ruídos, temperatura, o ambiente de trabalho, o emocional e o estrutural. É toda uma organização do ambiente de trabalho”, pontuou.

Dessa forma, Meire disse que o Seminário Internacional vem no sentido de somar forças, já que o evento conta com a presença de autoridades que atuam na área. “Ou seja, a intenção do seminário é levantar essa nova visão [sobre ergonomia] e tentar melhorar a saúde do trabalhador na região”, relatou, acrescentando que, além desta iniciativa, haverá ainda uma reunião entre os palestrantes, Ministério Público do Trabalho, Sesmt (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) e Cerest.