Tem início nesta segunda-feira (22/08), a Campanha Nacional de Diagnóstico e Prevenção da Hanseníase, Tracoma e Geohelmintíase (verminose). Em Presidente Prudente, intitulada como ‘Campanha dos Três Bichos’, a VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal) realizará atividades em três escolas municipais, sendo na Domingos Ferreira de Medeiros, na segunda-feira; Vilma Alvarez Gonçalves, na terça (23); e Pedro Furquim, no dia 29 de agosto, o que contemplará quase mil alunos. A ação ocorre sempre nos períodos da manhã e da tarde, sendo a partir das 8h30 e das 14h.

Vale lembrar que a campanha tem como objetivo promover uma busca ativa de hanseníase e tracoma e, com isso, instituir o tratamento o mais precoce das doenças. A campanha tem como público alvo crianças de cinco a 14 anos. Durante as ações, a VEM identificará casos suspeitos de hanseníase por meio do método do espelho, bem como de tracoma para tratamento, além de reduzir a carga parasitária de verminoses em escolares do ensino público fundamental por meio do tratamento preventivo.

Além da VEM, estão envolvidas na ação as ESFs (Estratégias de Saúde da Família) locais, alunos dos cursos de Medicina e Enfermagem da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), bem como estudantes de Enfermagem da Fapepe (Faculdade de Presidente Prudente) mantida pelo Grupo Uniesp (União das Instituições de Ensino do Estado de São Paulo).