A Semana Mundial de Aleitamento Materno 2016 será celebrada entre os dias 1° e 7 de agosto, em mais de 170 países para estimular a amamentação e melhorar a saúde de crianças ao redor do mundo. O tema “Amamentação e o desenvolvimento sustentável: Presente Saudável e Futuro Sustentável”, reforça a tese de que amamentar é indispensável à preservação da vida e do planeta.

Em Prudente, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) promoverá ativamente o aleitamento materno com uma série de ações, com o intuito de implementar práticas que protegem, promovem e apoiam o aleitamento materno. Na segunda-feira (1°/08), haverá panfletagem em todas as Unidades de Saúde, das 7 às 17 horas.

Na terça-feira (02/08) as ações serão intensificadas no Grupo de Gestante da ESF (Estratégia de Saúde da Família) do Humberto Salvador, com palestra a partir das 13h30 com Marilza Lourenção (Coordenadora do Banco de Leite Humano de Presidente Prudente) e Flávia Pelloso (Nutricionista do NASF).

A roda de conversa ‘Presente Saudável e Futuro Sustentável’, com as mesmas profissionais acontece para os enfermeiros da Atenção Básica, na quarta-feira (03/08) das 14h às 16h, no auditório da Sesau.

Na quinta-feira (04/08) haverá a roda de conversa ‘Atualização de Sistema do Banco de Leite Humano’, com profissionais dos hospitais receptores de leite materno, das 8h às 10h, no auditório da Sesau. O direcionamento será feito por Marilza Lourenção e pela nutricionista Juliana Santiago Santos.

Ainda na quinta-feira, haverá uma atividade que atingirá a população. É que das 8h às 10h, nos semáforos do cruzamento da Avenida Brasil com a Avenida Washington Luiz, haverá panfletagem acerca do tema com os Acadêmicos da Liga de Enfermagem em Saúde da Mulher – LESM.

Na sexta-feira (05/08), as ações são encerradas com panfletagem, dessa vez no semáforo da Avenida Coronel Marcondes (em frente à Catedral), das 8h às 10h.