A partir desta quarta-feira (27/07) e até o dia 3 de agosto, a VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal) distribuirá entre as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e ESFs (Estratégias de Saúde da Família) de Presidente Prudente, 2.500 formulários sobre dengue.

“O munícipe responderá de forma voluntária. A intenção é sabermos o que o munícipe sabe sobre dengue, se sabe quais as doenças o Aedes aegypti transmite, onde ele se prolifera, enfim. Para nós está muito claro, mas será que o morador, mesmo com a mídia falando sobre o assunto, ainda tem dúvidas sobre dengue”, pontua Elaine Bertacco, educadora de Saúde da VEM.

Além de responder ao questionário, Elaine diz que o morador poderá dar sugestão do que pode ser feito no bairro. Entretanto, ela afirma que mais do que sugerir o que o órgão de saúde pode fazer, o munícipe poderá pontuar o que ele mesmo pode fazer para melhorar o bairro onde mora, uma vez que o vetor das três doenças, sendo a dengue, zika vírus e febre chikungiunya, se prolifera nas residências.

A educadora de Saúde da VEM explica que após o dia 3 de agosto, os formulários serão recolhidos e os dados serão condensados para que possa ser traçado um novo plano de ação, “já prevendo o verão”. “Sempre neste período realizamos ações de intensificação ao combate ao Aedes já visando a chegada do verão, uma vez que nesta estação do ano a situação fica mais propícia e os casos geralmente aumentam”, conclui.