Com objetivo de capacitar os agentes de autoridade de trânsito, a Semav (Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Público) e a Polícia Militar realizaram ao longo da semana um treinamento aos agentes de trânsito junto a Rocam (Rondas Ostensivas com o Apoio de Motocicleta) que integra a Companhia de Força Tática do 18º BPM/I (Batalhão de Polícia Militar do Interior).

Vale afirmar que a capacitação envolveu atividades práticas e teóricas realizadas no Batalhão, Cidade da Criança e Centro Olímpico. “A parceria realizada com a Polícia Militar demonstra o quanto a Prefeitura de Prudente está preocupada em treinar seus funcionários, o que reflete diretamente no aprimoramento do atendimento à população”, ressalta Ayrton Carlos Dias, secretário da Semav.

A capacitação consistiu no estágio de aperfeiçoamento na condução de motocicletas, que teve a duração de 30 horas com treinamento prático e teórico. “Desta forma, o agente estará melhor preparado para o deslocamento com segurança e terá condições de atender a população de maneira mais eficaz”, explica.

O assessor de Secretaria da Semav, Renato Gouvêa, que viabilizou a capacitação dos agentes de trânsito, acredita que o treinamento propicia otimização do trabalho de patrulhamento ostensivo de trânsito, que envolve as ações de educação, orientação e fiscalização de trânsito. Diz também que a proposta integra o programa de capacitação periódica que contempla os agentes de trânsito e funcionários da Semav.

Gouvêa explica que o trabalho dos agentes de trânsito é semelhante ao da Polícia Militar dentro das atribuições no policiamento ostensivo de trânsito. “A capacitação nada mais é que a preparação dos agentes de trânsito para fazer interdição das vias, técnicas de pilotagem, direção defensiva, doutrina, escolta, participação em eventos públicos com sinalização de trânsito, segurança nas vias públicas, frenagem em condições adversas e orientação de embarque e desembarque com segurança dentre outras atuações que necessitam da utilização da motocicleta”, detalha.

Por fim, o assessor define as orientações como importantes e afirma que as mesmas visam à integridade e o desempenho do agente de trânsito, além da contribuição no trabalho da Polícia Militar.

A capacitação foi ministrada pelos policiais da Rocam, soldado Flávio Felizardo, bem como pelos cabos Luís Cláudio, Emerson Luiz e Márcio Barreto.