Pelo oitavo ano consecutivo, o prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’ determinou o adiantamento da primeira parcela do 13º salário aos servidores públicos municipais. Dessa forma, nesta quinta-feira (30/06), o Governo Municipal, por meio da Secad (Secretaria Municipal de Administração), injetará R$ 8.572.006,12 no mercado local, seja para pagamento de contas, contratação de serviços e/ou aquisição de produtos. Junto ao pagamento mensal, a quantia chega à cifra de R$ 28.023.274,64.

“O prefeito adotou essa prática desde 2009 e felizmente conseguimos durante os dois mandatos. É importante que o servidor tenha acesso a esses proventos que, por força de lei, deveriam ser pagos até 20 de dezembro. No entanto, a Prefeitura está antecipando 50% deste valor para 30 de junho, valor este que será creditado na conta do servidor juntamente ao salário do mês”, informa Alberico Bezerra de Lima, secretário da Secad.

Vale lembrar que a primeira parcela do 13º é isenta de encargos trabalhistas e sociais. As deduções são feitas apenas no pagamento da segunda parcela, que é efetivado em dezembro. Neste mês de junho, 5.972 servidores serão contemplados, sendo 4.430 ativos e 1.542 inativos, entre aposentados e pensionistas.

O secretário diz ainda que é possível acompanhar, através da imprensa, a situação econômica do país e de outros municípios. Entretanto, ele afirma que Prudente segue numa situação confortável, o que permite que o prefeito autorize o adiantamento da primeira parcela do 13º salário. “O Município tem hoje dinheiro suficiente para fazer frente ao pagamento dos servidores até o término do mandato e, inclusive, deixaremos dinheiro em caixa para o próximo prefeito, ou prefeita, fazer frente à folha de pagamento nos primeiros meses do exercício de 2017”, destaca.