A partir das 17h desta segunda-feira (27/06) tem início o revezamento da Tocha Olímpica em Presidente Prudente. Dessa forma, o Comitê das Olimpíadas Rio 2016 divulgou os nomes dos condutores. São eles: Agripino de Oliveira Lima Filho, Alisson Gomes, André da Silva, Astromar Braga, Beatriz Joaquim, Claudinei Quirino da Silva, Daniel Gamba, Davi Mourão, Dino Filho, Eder Bassan, Eli Cândido Júnior, Elton Falchione, Enzo Anzai, Eronildes de Araújo, Euro Mello e Gabriel Mirandola.

Além dos já citados, na lista do revezamento constam ainda Helena Junqueira, Janaina Favaretto, José Santos, Lourivalter Gonçalves, Lucas de Souza, Maria Freitas, Maria Arenales, Maria Cristina Borges Madeiral, Mário Artoni, Pedro Faira, Péricles Júnior, Rafael Walker, Renato Gouvêa de Jesus, Ricardo Oliveira, Rodolfo Melo, Rodrigo Faro, Rogério Padovan, Suely Souza, Thiago Mota, Verônica de Ornellas, William de Almeida e William Murad.

Embora em Prudente sejam 41 condutores, já que o trajeto tem 8,200km (Quilômetros) e cada condutor carrega a tocha por 200 metros, na lista do Comitê Rio 2016 constam 38 nomes. Além disso, os trechos em que cada um estará não foi divulgado. Isso, segundo dito por Igor Lamy, assessor de Comunicação do Comitê, durante coleta de imprensa realizada no sábado (25), é feito por questões de segurança.

Como já informado pela Secom (Secretaria Municipal de Comunicação), o revezamento está previsto para ter início às 17h na rotatória do Cristo, na Avenida Manoel Goulart. A tocha continuará sendo conduzida pela via até a Avenida Coronel José Soares Marcondes. Após este percurso, entrará no Calçadão da Avenida Tenente Nicolau Maffei até a Avenida Brasil, onde seguirá até a Avenida 14 de Setembro, até chegar nas proximidades da Avenida Celestino Figueiredo, onde ocorrerá o acendimento da pira olímpica e o show de encerramento do revezamento.

Para que tudo saia como programado, durante a madrugada, a Semav (Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública) interditou as vias de forma com que os veículos não estacionassem nas mesmas, entretanto, o tráfego será normal até o início do revezamento. Assim que iniciar, as ruas serão interditadas conforme a tocha for passando por elas e, consequentemente, sendo liberadas gradativamente.

Como informado pela Secom, a Setur (Secretaria Municipal de Cultura), preparou diferentes atrações culturais que serão realizadas ao longo dos 8,2km. No ponto de partida, às 17h, na rotatória do Cristo, terá participação da Banda do Colégio Cristo Rei. Já na rotatória do Museu e Arquivo Histórico Municipal ‘Prefeito Antônio Sandoval Netto’, terá exposição do acervo do museu referente ao esporte em Prudente.

Na Praça 9 de Julho, defronte a fonte, haverá apresentação do Grupo de Taiko ‘Dantai Fenix’. Na Avenida Tenente Nicolau Maffei, em frente ao Banco do Brasil, terá participação do Grupo ‘Ruas de Fogo’, com show de street dance. Ainda no calçadão, na interseção com a Avenida Brasil, terá apresentação de Metais e Sopros, pelo Projeto Guri. Já próximo ao Terminal Rodoviário ‘Comendador José Lemes Soares’, está presente o Grêmio Recreativo e Cultural Escola de Samba Independentes da Zona Leste.

Ainda no cronograma de atrações, no Parque do Povo, após a rotatória da churrascaria Guaíba, terá participação dos Cavaleiros e Cavalos Quarto de Milha. Na pista de skate do Parque do Povo, haverá skatistas de Prudente, além de DJs, enquanto que nas quadras de vôlei terá aulas de street dance, com o agente cultural, Leonardo Ferreira. Por fim, haverá ainda apresentações artísticas, bem como o acendimento da pira olímpica no Parque do Povo.